EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h35.
A operadora Oi estréia esta semana, em Minas Gerais, o serviço de pagamento de contas por mensagens de texto. A empresa já havia testado o serviço no Rio Grande do Norte e pretende estendê-lo para os 16 Estados onde atua.
Para participar, o usuário de um celular Oi deve cadastrar-se na empresa Paggo, parceira da Oi, que libera um limite de crédito para aquele celular, como ocorre com cartões de crédito, por exemplo.
Obtido o cadastro, o usuário pode efetuar compras em qualquer loja conveniada (física ou virtual) e informar ao vendedor que fará o pagamento por mensagem de texto. A loja então envia um SMS para o usuário com o valor da compra. O consumidor, com sua senha individual, confirma a compra por SMS.
Como ocorre com os cartões de crédito, o usuário recebe ao final do período uma fatura de suas compras e a liquida normalmente. A fatura chega ao consumidor separada da conta de telefone.
Os consumidores que utilizarem o serviço pagarão à Paggo uma tarifa mensal de 2 reais. A tarifa só é cobrada nos meses em que há uso do serviço. Já as lojas conveniadas pagam uma tarifa mensal de R$ 9,90 à operadora. O valor inclui um celular que é cedido pela Oi ao lojista.
Na fase de testes, em Natal, a Oi registrou o uso do serviço por 2,5 mil usuários em 200 estabelecimentos diferentes. Na média, foram 40 transações por dia.