São Paulo - Os dispositivos conectados dominaram a CES 2015. Não só smartphones e pulseiras, mas até mesmo chupeta e campainha ganharam conectividade.
Todas essas tecnologias têm como premissa facilitar a vida diária.
Imagine poder receber um alerta no seu smartphone informando que você tem uma visita na porta da sua casa enquanto está no trabalho?
E mais: você consegue conversar com a pessoa que estiver lá por vídeo diretamente da tela do celular.
Isso pode culminar o fim das entregas de produtos em má hora, já que permite que você fale diretamente com o entregador e diga exatamente quando estará em casa, por exemplo.
Ou então, para você que tem filhos, que tal poder medir a febre do seu bebê com uma chupeta inteligente ou um suporte para mamadeira conectado que indica qual é o ângulo correto dar dar leite à criança para evitar que ela fique com gases?
Esses exemplos definem bem o conceito da “Internet das Coisas”.
Um novo impulso será dado neste ano pelas empresas que adotarem o Curie, um dispositivo conectado da Intel que tem o tamanho de um botão de casaco.
Esse aparelho tem sensores de movimento e pode ser utilizado, por exemplo, para criar óculos inteligentes da Oakley ou relógios da Fossil.
A Samsung Electronics não ficou de fora e afirmou que todos os seus produtos terão conexão com a internet até 2020.
Vale lembrar que, além de smartphones, computadores e relógios, a empresa também comercializa aparelhos de som, máquinas de lavar, fogões e micro-ondas.
Não faltam estudos indicando que a Internet das Coisas é uma tendência.
Segundo a Cisco, essa indústria deverá valer US$ 309 bilhões até 2020, ano em que mais de 50 bilhões de dispositivos estarão conectados à web.
Entretanto, essa tendência ainda é embrionária.
De acordo com a Accenture, somente 4% dos entrevistados em um levantamento divulgado em agosto do ano passado possuíam gadgets conectados, como termostatos ou câmeras IP.
Contudo, a intenção de compra para o próximo ano era de 19%.
A CES indica tendências para o futuro já há muitos anos.
Empresas de tecnologia parcipam do evento desde 1967 e algumas delas estão lá até hoje, como a Philips e a LG.
Naquele ano, foi apresentado um dos primeiros videocassetes para consumidor final, o Philips N1500, que custava 2 mil dólares à época.
Nos primórdios da portabilidade, em 1969, a Panasonic apresentou uma TV portátil com tela de 1,5 polegada que pesava “apenas” 1 kg.
Avançando no tempo para 1979, a CES foi palco para o anúncio dos consoles Atari 400 e Atari 800, produtos importantes para a indústria de games mundial.
Sendo assim, a Internet das Coisas realmente é o futuro – e a interação com a tecnologia ficará cada vez mais invisível. Assim como a eletricidade, ela fará parte do nosso dia a dia de forma essencial.
-
1. CES 2015
zoom_out_map
1/18 (REUTERS/Steve Marcus)
São Paulo - Las Vegas abriga até a próxima sexta-feira a edição 2015 da
CES. Importante
feira da área de tecnologia, o evento conta com diversos
gadgets que têm chamado atenção de visitantes e dos veículos de comunicação especializados. Reunimos aqui alguns desses produtos.
-
2. 360cam
zoom_out_map
2/18 (Ethan Miller/Getty Images)
A 360cam foi criada por um financiamento no Kickstarter. Ela foi exibida a consumidores na CES 2015. Ela é capaz de fazer filmagens em alta resolução em 360 graus. Além disso, ela também tem funções de time lapse e de captura de fotos. Ela é à prova d'água e pode ser usada com alguns acessórios. Aparentemente, a pretensão da 360cam é ser uma espécie de GoPro com filmagem em 360 graus. Ela é vendida em sete cores diferentes e sai por
500 dólares na loja virtual no site da empresa.
-
3. LG G Flex 2
zoom_out_map
3/18 (Divulgação/LG)
Na feira,
a LG anunciou o smartphone G Flex 2. Ele é a nova geração do aparelho com tela curva da empresa. Ele terá tela de 5,5 polegadas (0,5 polegada a menos do que a geração anterior), processador octa-core, 16 ou 32 GB de armazenamento, 2 ou 3 GB de RAM e câmera de 13 megapixels com foco a laser. Ele será vendido já em janeiro na Coreia do Sul. Ainda não existem informações sobre a chegada dele ao Brasil.
-
4. Mercedes-Benz F 015
zoom_out_map
4/18 (David Becker/Getty Images)
Tudo bem, um carro não é exatamente um gadget. Mas a Mercedes-Benz mostrou seu novo conceito de carro autônomo durante a CES. Ele é o Mercedes-Benz F 015. O automóvel, que não deve ser comercializado em um futuro próximo, é cheio de tecnologia. Além de ser capaz de se dirigir, ele usa hidrogênio como combustível e é construído usando materiais plásticos reforçados por fibra de carbono (CFRP), o que faz com que o carro seja bem leve. O F 015 tem um visual bem futurista. As grades frontais e traseiras são iluminadas por LEDs. Eles podem mudar de cor para informar se o carro é pilotado manualmente (iluminação na cor branca) ou se está no modo autônomo (LEDs na cor azul).
-
5. ZenFone 2
zoom_out_map
5/18 (Divulgação/Asus)
A Asus anunciou o seu novo smartphone topo de linha, o ZenFone 2. Ele terá tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD, 4 GB de RAM (um número extremamente alto para um smartphone), câmera de 13 MP, processador Intel e sistema Android. De acordo com a Asus, não existe previsão de lançamento para o smartphone no Brasil. A empresa vem investindo no mercado brasileiro. Não será difícil ver a Asus lançando o ZenFone 2 por aqui em algum momento durante 2015.
-
6. Smart TVs SUHD da Samsung
zoom_out_map
6/18 (Reprodução/Samsung.com)
Três novos modelos de Smart TV foram anunciados pela
Samsung durante a CES 2015. Com tecnologia SUHD, eles oferecem imagens com maior qualidade que as TVs UHD em diversos aspectos - como contraste e brilho. Com sistema operacional Tizen, as TVs oferecem ainda recursos como compartilhamento de dados via Bluetooth e têm tamanhos que variam entre 48 e 88 polegadas.
-
7. Activé Pop
zoom_out_map
7/18 (Divulgação/Withings)
O Activé Pop é um relógio inteligente sem muito jeito de relógio inteligente. Esqueça o visor LED, ele tem uma aparência bem analógica, com ponteiros e tudo. Ele é capaz de monitorar atividades físicas como corridas, caminhadas e nado, além do sono do usuário. A bateria do relógio dura, de acordo com a fabricante, oito meses. As informações podem ser acessadas usando um aplicativo para smartphone. A versão é uma alternativa mais barata ao modelo original da empresa, o Activé. Enquanto o mais antigo saia por 450 dólares, o Pop custará 150 dólares, nos Estados Unidos. A empresa não atua no Brasil.
-
8. Câmera de mão 4K da Sony
zoom_out_map
8/18 (David Becker/Getty Images)
A Sony mostrou na CES sua câmera de mão com capacidade de gravar vídeo em resolução 4K. O modelo anunciado na feira foi o FDR-AX433. Ele deve ajudar na oferta de conteúdos em Ultra HD para televisões. Além de gravar em 4K, a câmera vem com a tecnologia Balanced Optical SteadyShot, da Sony. Ela promete estabilização óptica de alta qualidade. Isso vai fazer com que vídeos gravados em movimento fiquem bem estáveis.
Veja aqui um vídeo demonstrando a tecnologia. A câmera (ainda sem lançamento certo no Brasil), será lançada nos Estados Unidos em fevereiro por 1.100 dólares.
-
9. Belty
zoom_out_map
9/18 (emiota France/Twitter)
Este cinto high-tech criado pela startup francesa Emiota é uma das sensações da CES. Batizado de Belty, ele se ajusta automaticamente ao usuário - ficando mais frouxo ou mais apertado conforme o tamanho da barriga varia. Equipado com sensores, o Belty monitora a saúde do usuário com a ajuda de um app. O gadget não teve seu preço divulgado. Mas, segundo o site
Mashable, os criadores o enxergam como um produto de luxo.
-
10. Gogoro
zoom_out_map
10/18 (Divulgação/Gogoro)
Depois de operar de forma secreta por alguns anos, a taiwanesa Gogoro finalmente mostrou seu produto na CES: uma scooter elétrica. Seu diferencial é que ela nunca precisará ser plugada para que suas baterias sejam carregadas. Basta parar em um dos pontos especiais da Gogoro e trocar as baterias da motocicleta -- tarefa que leva poucos segundos. O mais importante não é a scooter em si, mas o ecossistema que a empresa pretende criar. De acordo com a Gogoro, serão diversos pontos de troca de bateria em 41 megacidades. Com isso, o dinheiro que seria gasto em combustível deve ser gasto com a assinatura para usar os pontos de troca de bateria. A empresa, no entanto, ainda não divulgou nem o preço dessa assinatura, nem da scooter.
-
11. Walkman NWZ-ZX2 da Sony
zoom_out_map
11/18 (Reprodução/Sony.com)
Com capacidade de armazenamento de 128 GB, este player de música da Sony reconhece MP3, WMA e outros formatos de arquivo de áudio. Capaz de compartilhar dados via Bluetooth e Wi-Fi, o gadget funciona com sistema operacional Android 4.2 e tem um revestimento de couro na parte traseira. O NWZ-ZX2 deve chegar às lojas dos Estados Unidos entre março e junho de 2015, mas não teve preço seu preço anunciado pela empresa.
-
12. VívoFit 2
zoom_out_map
12/18 (Divulgação/Garmin)
A VívoFit 2 é a nova pulseira de exercício da Garmin, anunciada na CES. Ela oferece ao usuário informações como calorias queimadas, passos dados ao longo do dia e ainda soa alarmes para lembrar o usuário de praticar exercícios. Ela é resistente a água e pode ser mergulhada a até 50 metros de profundidade. Ela chegará ao Brasil ainda no primeiro trimestre de 2015. O preço informado pela Garmin é de 699 reais. Uma versão com monitor de batimentos cardíacos será vendida por 799 reais. Ela será vendida em preto, azul, branco e rosa.
-
13. XPS 13 (2015)
zoom_out_map
13/18 (Divulgação/Dell)
A Dell mostrou na CES a ótima atualização do ultrabook XPS 13. Ele tem tela de 13 polegadas (como o nome denuncia) com resolução quad-HD (opcional). Com apenas 1,2 kg, ele é menor e mais leve do que o MacBook Air de 13 polegadas. As bordas da tela são extremamente finas, o que deixa o visual do ultrabook bem interessante. Assim como outros produtos da Dell, ele não tem configuração certa. Pode vir com tela Full HD ou quad-HD, aguenta até 512 GB de armazenamento em um SSD, tem opções de processadores Intel Core i3 e i5 e pode vir com até 8 GB de RAM. O preço inicial para ele, nos Estados Unidos, será de 800 dólares. A Dell confirmou que o ultrabook será lançado no Brasil, mas a empresa não deu o preço mínimo por aqui.
-
14. Selfie Flash
zoom_out_map
14/18 (Reprodução/Lenovo.com)
Esta novidade da Lenovo é sob medida para quem é fã de selfies, mas sente falta de um flash às vezes. Quando plugado à saída de áudio dos novos smartphones Vibe X2 Pro da Lenovo, esse flash para selfies ilumina a paisagem e garante uma boa foto. De acordo com a fabricante, é possível usar o gadget até 100 vezes sem recarregar. A previsão é que a novidade chegue a alguns países ainda em 2015.
-
15. Asus ZenFone Zoom
zoom_out_map
15/18 (Divulgação/Asus)
A Asus mostrou também o ZenFone Zoom. Ele é um smartphone com câmera com zoom óptico de 3x. Ele segue um pouco o visual do Lumia 1020, da Nokia, mas com a protuberância traseira bem menor. Além disso, ele tem tela de 5,5 polegadas, até 4 GB de RAM e processador Intel, como todos da empresa. Ele não tem previsão de chegada ao Brasil. Ele será lançado nos Estados Unidos em meados de 2015 por 399 dólares.
-
16. Parrot Pot
zoom_out_map
16/18 (Divulgação/Parrot)
O
Parrot Pot entra na lista de produtos exóticos da CES. Ele é um vaso inteligente produzido pela Parrot. Com um reservatório de 2,2 litros de água, ele pode ser regulado pelo smartphone para regar plantas automaticamente. No app estão cadastradas mais de 8.000 espécies de plantas. Com isso, o vaso sabe qual deve ser a frequência com que o vaso deve receber água. A empresa não divulgou o preço dos vasos, tão pouco a data certa de lançamento.
-
17. Alcatel Pixi 3
zoom_out_map
17/18 (PRNewsFoto/ALCATEL ONETOUCH)
A Alcatel apresentou na CES o Pixi 3. O smartphone tem poucas configurações fixas. O comprador pode escolher entre quatro tamanhos de tela variando entre 3,5 e 5,0 polegadas. Também é possível escolher entre três diferentes sistemas operacionais para o aparelho: Android, Firefox OS e Windows Phone. Alguns deles têm também conectividade 4G, outros ficam apenas no 3G. A empresa não especificou a data de lançamento nem os preços dos aparelhos.
-
18. Leia também
zoom_out_map
18/18 (Reprodução)