Tecnologia

Obama tornará público parte de seu programa de espionagem

Berlim - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira em Berlim que tornará público parte do programa de espionagem PRISM, utilizado pelo...

obama espionagem (Reuters)

obama espionagem (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Berlim - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira em Berlim que tornará público parte do programa de espionagem PRISM, utilizado pelo serviço de inteligência americano, com o objetivo de melhorar sua transparência e tranquilizar a população.

Obama fez o anúncio na entrevista coletiva que se seguiu ao seu encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel. O presidente disse ainda que existe um "equilibro adequado" entre segurança nacional e liberdades civis e privacidade.

Obama afirmou também que continua empenhado em fechar a prisão de Guantánamo.

"Continuo em meu empenho de fechar Guantánamo, mas isto ficou mais difícil que o esperado. Isso se deve à resistência de alguns estados e a problemas com o Congresso", explicou.

O governante disse que os atentados de 11 de setembro de 2001 tornaram necessária a guerra contra o terror e que alguns dos prisioneiros de Guantánamo são altamente perigosos.

No entanto, o líder acrescentou que é preciso se buscar uma forma para proteger os Estados Unidos que esteja de acordo com seus valores fundamentais.

Acompanhe tudo sobre:EspionagemEstados Unidos (EUA)INFOPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO