O presidente dos EUA, Barack Obama (Alex Wong/GETTY IMAGES)
Da Redação
Publicado em 26 de janeiro de 2011 às 15h33.
São Paulo - O presidente norte-americano Barack Obama chamou atenção esta semana ao declarar que os Estados Unidos são uma nação de inovações tecnológicas, como Google e Facebook, e fazer menção à corrida espacial que, segundo ele, deu o pontapé inicial para a criação das indústrias que conhecemos hoje. As informações são do Mashable.
"Nenhum de nós pode prever com certeza o que a próxima grande indústria será, ou quando os novos empregos virão. Trinta anos atrás, não podíamos saber que algo chamado internet conduziria a uma revolução econômica. O que podemos fazer - o que a América faz melhor do que ninguém - é a centelha de criatividade e imaginação do nosso povo. Nós somos a nação que colocou os carros nas estradas e os computadores nos escritórios, a nação de Edison e dos irmãos Wright, do Google e do Facebook. Na América, a inovação muda as nossas vidas. É assim que ganhamos a vida."
O presidente ainda ligou os acontecimentos atuais à ida do homem ao espaço: "Meio século atrás, quando os soviéticos nos bateram no espaço com o lançamento de um satélite chamado Sputnik, nós não tínhamos nenhuma ideia de como vencê-los na lua. A ciência ainda não estava lá. A Nasa ainda nem sequer existia. Mas, depois de investir melhor em pesquisa e educação, não só superamos os soviéticos, como desencadeamos uma onda de inovação que criou novas indústrias e milhões de novos empregos". "Este é o momento da nossa geração Sputnik", completou.
O Mashable destaca que Obama esperou a hora certa para falar sobre tecnologia, e foi inteligente ao vinculá-la diretamente com a busca por empregos. O Google acaba de anunciar que pretende contratar mais de 6 mil pessoas este ano. Além disso, ao serem questionados sobre "qual o tema mais importante para o presidente Barack Obama enfrentar durante o seu discurso do Estado da União", 78% dos americanos apontaram "economia". Não à toa a palavra "emprego" foi citada 25 vezes durante todo o discurso.