Tecnologia

Obama diz que vai propor reformas em agência de espionagem

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou ue pretende propor reformas na Agência de Segurança Nacional (NSA)

Obama (Getty Images)

Obama (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2013 às 06h05.

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou na quinta-feira que pretende propor reformas na Agência de Segurança Nacional (NSA) para garantir aos americanos que a privacidade deles não está sendo violada pela agência.

"Parte do que estamos tentando fazer no mês que vem... é uma revisão independente... Eu vou propor um comedimento na NSA e iniciar algumas reformas que possam dar às pessoas mais confiança", disse Obama em entrevista a um programa da rede de TV MSNBC.

As denúncias de monitoramento da NSA suscitaram preocupações sobre os alcances das operações da agência e sua capacidade de bisbilhotar as comunicações de cidadãos e líderes estrangeiros. No Brasil, segundo documentos vazados pelo ex-prestador de serviço da NSA Edward Snowden, a espionagem também atingiu a presidente Dilma Rousseff.

Em uma das últimas denúncias contra as operações da agência, o jornal Washington Post revelou esta semana que a agência reúne cerca de 5 bilhões de registros por dia de telefones celulares espalhados pelo mundo, incluindo os de alguns norte-americanos. A informação também decorre de documentos vazados por Snowden.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Barack ObamaEspionagemINFOEdward Snowden

Mais de Tecnologia

Land Rover perde US$ 258 milhões com ataque cibernético

O plano da Boeing para ‘enterrar’ suas emissões de carbono

Como escolher um projetor para montar seu cinema em casa na Black Friday

Corrida por data centers de IA faz Samsung subir preços de chips em até 60%