Tecnologia

Obama confirma contatos na Rússia para extraditar Snowden

Dar-es-Salam - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou nesta segunda-feira na Tanzânia que seu país está mantendo 'conversas de alto nível' para...

snowden (Reuters)

snowden (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Dar-es-Salam - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou nesta segunda-feira na Tanzânia que seu país está mantendo "conversas de alto nível" para conseguir a extradição de Edward Snowden, o ex-técnico da CIA acusado de espionagem e que permanece no aeroporto de Moscou.

Em entrevista coletiva conjunta com o presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, na capital Dar-es-Salam, Obama afirmou que Snowden viajou "sem um passaporte válido" e espera que o governo russo tome uma decisão de acordo com a legislação internacional.

Obama disse que os EUA usaram todos os "canais para conseguir a extradição de Snowden.

"Houve conversas de alto nível com a Rússia para tentar encontrar uma solução", garantiu.

"Não temos um tratado de extradição com a Rússia. Mas, por outro lado, Snowden viajou sem um passaporte válido. Esperamos que o governo russo tome uma decisão baseada nos procedimentos normais referentes à legislação internacional sobre viagem", concluiu Obama.

Obama e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, encarregaram seus serviços de segurança a encontrarem uma solução para o caso do ex-técnico da CIA, anunciou hoje Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança da Rússia. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaEdward SnowdenEspionagemEstados Unidos (EUA)EuropaINFOPaíses ricosPersonalidadesPolíticosRússia

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony