Tecnologia

Obama anuncia plano para desmantelar arquivo de ligações telefônicas da NSA

De acordo com o programa proposto, a NSA deixaria o registro das ligações com as empresas telefônicas

Obama NSA (Getty Images)

Obama NSA (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2014 às 11h14.

O presidente americano Barack Obama anunciou oficialmente o plano do governo para desmantelar o arquivo de registros de ligações telefônicas da NSA, a Agência de Segurança Nacional americana.

De acordo com a proposta, a agência não teria mais um arquivo com boa parte das ligações telefônicas realizadas nos Estados Unidos. Essa base de dados seria responsabilidade das operadoras de telefonia, que manteriam essas informações em sua base de dados pelo mesmo período de tempo que mantém atualmente. O governo poderá enviar pedidos para obter registros de números individuais, após a devida aprovação judicial.

Empresas telefônicas, por sua vez, teriam que fornecer "assistência técnica" para garantir que o governo poderá procurar e obter as informações que necessitar, incluindo números que entraram em contato com determinados indivíduos e a duração dessas chamadas.

O programa atual, que retém a maioria das ligações realizadas nos Estados Unidos em servidores da NSA, irá continuar por pelo menos mais 90 dias. Obama afirmou que pedirá ao Congresso americano que o novo plano seja aprovado "o mais rápido possível".   

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)INFONSAPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Tecnologia

Quem é o fundador do TikTok, rede social banida dos EUA neste domingo?

Trump diz que emitirá ordem executiva para reativar o TikTok nos EUA nesta segunda-feira

TikTok sai do ar nos EUA após lei 'banir ou vender' entrar em vigor

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'