Android N: nova edição do sistema do Google terá recursos para melhorar gestão de bateria e internet (Divulgação/Google)
Lucas Agrela
Publicado em 18 de maio de 2016 às 05h56.
São Paulo – O Google realiza hoje a abertura do evento anual para desenvolvedores, que é chamado de Google I/O. Novidades serão reveladas ao público para que os programadores possam trabalhar em inovações que chegarão aos consumidores no segundo semestre.
Mas o que esperar desse evento? Uma nova versão do Android? Novidades no campo de inteligência artificial e realidade virtual? Sim, tudo isso e ainda mais algumas coisas. Confira a seguir o que o Google deve apresentar hoje no Google I/O, que acontece nos Estados Unidos.
O Google já revelou muitos detalhes sobre a próxima edição do Android logo no início de março. Nos últimos anos, a empresa esperou até o I/O para mostrar as novidades do seu sistema móvel. Então, o que esperar do evento neste campo?
Ainda não foram revelados dois pontos importantes sobre o Android N: a data de lançamento para o público e os dispositivos Nexus nos quais ele virá em seu estado puro, como concebido pelo Google.
Há um rumor recorrente na imprensa internacional de que a HTC seria a fabricante que produzirá o novo Nexus, mas ainda não há confirmação. Vale lembrar que nenhum dos dois Nexus do ano passado chegou ao mercado brasileiro oficialmente e eles só podem ser comprados se importados de outros países.
Samsung, Facebook e HTC já entraram no campo da realidade virtual com hardware, ou seja, contam com seus próprios óculos para esse mundo digital que fica bem perto dos seus olhos.
O Wall Street Journal já indicou que o Google também tem intenção de participar desse jogo. A companhia já flertou com esse segmento no I/O de 2013, quando apresentou o CardBoard, um conjunto de papelão e lentes adequadas para ver conteúdos em realidade virtual sem gastar muito.
O Google já levou o suporte aos vídeos 360 graus ao YouTube e aos sites.
O CEO do Google, Sundar Pichai, já disse neste ano que acredita que iremos migrar de um método de uso de tecnologia móvel para a inteligência artificial. Ele crê no fim dos dispositivos móveis e na ascensão de assistentes inteligentes que ajudam humanos a realizar tarefas ao longo do dia.
Claro que essa realidade idealizada por Pichai não vai ser revelada nesta semana no Google I/O, ela ainda está em um futuro distante.
O que veremos, então?
O principal rumor nessa área é que o Google vai apresentar bots, seguindo a tendência da Microsoft e do Facebook. Eles são as primeiras maneiras do consumidor final ter contato com os resultados de anos de pesquisas com a inteligência artificial.
Outra provável medida a ser anunciada pelo Google nesta semana é a união do Chrome OS, presente nos Chromebooks, com o Android.
Divulgação/Samsung
Esse movimento seria parecido com o que a Microsoft fez com o Windows Phone e o Windows 10 no ano passado. O sistema passaria a ser uma coisa só, aumentanto, assim, a quantidade de apps disponíveis para os Chromebooks.
As televisões com sistema Android também devem ter novidades no I/O deste ano. Nada foi relvado ainda, mas algo incomum aconteceu nesta semana.
Hugo Barra, vice-presidente internacional da Xiaomi e ex-vice-presidente do Android, publicou este tuíte.
Beyond thrilled to share that Xiaomi will be a part of Google I/O. A sneak peek of what you'll see from Mi at #io16 pic.twitter.com/GP3HHE3F6c
— Hugo Barra (@hbarra) May 17, 2016
Teremos a presença da Xiaomi no evento? Provavelmente, sim.
O Google I/O começa amanhã, às 14h (horário de Brasília), e terá a cobertura de EXAME.com.