EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h26.
Ouvir podcasts é simples. Não é preciso ter um iPod ou um tocador de músicas digitais. Os programas nada mais são que arquivos no formato MP3. Basta baixá-los e ouvir ou no computador ou num player de MP3, que tem a vantagem da mobilidade. Outra diferença do podcasting é que ele se vale de um sistema de distribuição automática. Você pode "assinar" determinadas rádios e, assim que houver um novo programa disponível, ele vem automaticamente até seu micro. Para produzir um programa de rádio caseiro, basta ter um microfone, um provedor para armazenar os podcasts e um pouco de paciência. No sucinto guia abaixo, você encontra indicações dos principais softwares e sites para encontrar e escutar podcasts e criar sua própria emissora de rádio. Divirta-se.
Para encontrar
O primeiro passo é visitar os sites que reúnem links para os milhares de podcasts já existentes. A maioria ainda privilegia os programas produzidos por americanos, mas em alguns deles há divisão por país ou língua. Também é possível selecionar pelo tipo de programa (musical, de entrevistas, comentários políticos e assim por diante). Eis alguns dos principais diretórios de podcasts.
Para buscar automaticamente
A grande vantagem do podcasting sobre as rádios online tradicionais é que os programas podem ser enviados para o seu computador automaticamente. Para isso, basta baixar um software conhecido como agregador. Nele, você inclui as "emissoras" que deseja acompanhar e, sempre que houver atualização nos seus sites favoritos, o agregador busca os novos podcasts automaticamente. Os principais agregadores são gratuitos e alguns deles enviam os podcasts diretamente para o iPod.
Para produzir
Gravar o seu próprio programa de rádio é relativamente simples. Os três itens fundamentais são um microfone, um programa capaz de gravar o áudio e depois convertê-lo para o formato MP3 e um servidor na internet para armazenar e disponibilizar seu podcast. Primeiro, vamos aos programas de gravação e edição.
Uma vez feito o programa, é preciso colocá-lo em um servidor da internet para que ele possa ser baixado por qualquer internauta. Existem centenas de servidores, dentro e fora do Brasil. Esse tipo de serviço costuma ser pago, e há muitas variações de preço. Aqui vão apenas três sugestões. Alguns servidores já são especializados em podcast, para facilitar a vida dos usuários mais leigos.