Redator na Exame
Publicado em 23 de dezembro de 2024 às 10h30.
A final do PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) Mobile World Championships de 2024, realizada em Londres, destacou o papel crescente dos esportes eletrônicos no cenário global. Com 16 equipes competindo por uma premiação total de US$ 3 milhões (R$ 18,2 milhões), o evento reflete a transição dos games tradicionais para plataformas móveis, impulsionada pela geração Z, informou a Bloomberg.
Organizado no Excel London, o campeonato atraiu 2 mil espectadores presenciais e quase um milhão de espectadores simultâneos online, consolidando o PUBG Mobile como um dos principais títulos de esportes eletrônicos. Criado em 2018 pela gigante chinesa Tencent, o jogo já foi baixado mais de um bilhão de vezes, principalmente na Ásia, onde está sua base mais sólida de jogadores.
Durante as partidas, os jogadores usaram smartphones Infinix GT 20 Pro, vendidos por cerca de US$ 300 (R$ 1,8 mil), para enfrentar desafios táticos. Em uma das partidas, a equipe europeia Team Spirit tentou uma jogada ousada ao transportar um carro em um barco, mas acabou perdendo o veículo no mar após uma explosão equivocada. Apesar do contratempo, a equipe continuou na disputa, garantindo um lugar no meio da tabela.
Diferentemente de edições anteriores realizadas em Dubai, Istambul e Kuala Lumpur, o evento deste ano teve como objetivo explorar novos mercados, buscando maior visibilidade no Ocidente. No entanto, o público europeu ainda representa uma fração da audiência, superado por países como Malásia, Filipinas e Vietnã.
O time vencedor foi o Dplus KIA, da Coreia do Sul, destacando a força dos países asiáticos no cenário de esportes eletrônicos móveis. Por outro lado, equipes europeias como Guild Esports, fundada por David Beckham, enfrentaram dificuldades e terminaram em posições inferiores.
O sucesso do PUBG Mobile reflete tendências mais amplas no mercado de esportes eletrônicos. De acordo com dados da Bloomberg Intelligence, enquanto a maioria dos jogos de esports ainda é disputada em PCs, cerca de 84% dos jogadores globais preferem dispositivos móveis. Essa mudança abre caminho para competições que priorizam acessibilidade e alcance global.
Entretanto, o setor enfrenta desafios. Empresas tradicionais de games, como a Ubisoft, encerraram projetos importantes como o XDefiant, em meio a cortes e consolidações no mercado pós-pandemia. Outras, como a Gfinity, encerraram suas divisões de esportes eletrônicos por causa da baixa sustentabilidade financeira.
Mesmo com esses desafios, o PUBG Mobile mostra como os esportes eletrônicos podem se adaptar ao público. James Yang, executivo da Tencent, afirmou que o foco da liga para o próximo ano será no nível amador, explorando o fato de que praticamente todos possuem um smartphone.
Os organizadores do campeonato apostaram em uma experiência imersiva, transmitindo as partidas em 18 idiomas, desde birmanês até espanhol. A interação global é um dos principais fatores que impulsionam a popularidade do PUBG Mobile, especialmente em mercados onde os consoles tradicionais têm menos penetração.
Além da competição, o evento também trouxe personalidades como Barney Banks, influenciador com 1,7 milhão de seguidores no TikTok, para reforçar a conexão entre o público e os esportes eletrônicos.
Para os organizadores, a ascensão do PUBG Mobile e de outros títulos móveis representa uma oportunidade de expandir os esportes eletrônicos para mercados não explorados e aproximar jogadores de diferentes regiões do mundo.