Tecnologia

O Facebook finalmente vai deixar você controlar seu feed de notícias

Ou quase isso

facebooknewsfeed (Divulgação)

facebooknewsfeed (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2015 às 12h20.

Depois de passar anos sendo controlado por um algoritmo, o feed de notícias do Facebook finalmente poderá ser gerenciado pelos próprios usuários. Ou quase isso.

Em um texto publicado em sua Newsroom, a rede social anunciou novas ferramentas para "você moldar e melhorar ativamente sua experiência" com a linha do tempo. "Nós refizemos e expandimos as Preferências do news feed do Facebook para dar a você mais controle", diz o texto assinado pelo gerente de produtos Jacob Frantz.

Isso significa que o usuário poderá agora selecionar os amigos e as páginas que ele visualiza primeiro na rede social, e não mais depender do "humor" do algoritmo, que decidiam isso de acordo com as interações feitas pelo dono da conta.

https://player.vimeo.com/video/132961281

No entanto, a adição dessa nova função não quer dizer que o Facebook está deixando a automatização de lado. Os "membros" dessa lista manual de favoritos terão, é claro, mais destaque, aparecendo no topo do feed. Mas o restante do conteúdo, que continuará aparecendo mais para baixo da linha do tempo, ainda será selecionado automaticamente.

Fora essa nova ferramenta, a rede social ainda terá dois novos recursos para facilitar a escolha de quem você quer ou não seguir. Com ele, você não precisará mais clicar no ícone no canto da postagem e dar um unfollow - uma lista mostrará todos os amigos ou páginas que seu perfil segue, e por ela será possível marcar quem não interessa tanto e vice-versa.

Essas novas funções serão adicionadas a partir desta quinta-feira na versão do Facebook para iOS. Nas próximas semanas, elas deverão chegar aos Androids e aos desktops.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookINFOInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma