Tecnologia

"Nuvem móvel" e SMS são as apostas da Claro para 2012

Operadora tem como principal aposta o lançamento de serviços na "nuvem" em áreas como música, vídeo, livros e armazenamento de arquivos

A Claro também segue incentivando o aumento do uso do SMS e do MMS (Antonio Milena/EXAME.com)

A Claro também segue incentivando o aumento do uso do SMS e do MMS (Antonio Milena/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2012 às 14h30.

São Paulo - A Claro olha para o futuro do mercado de conteúdo móvel sem se esquecer dos serviços tradicionais, como o velho SMS. Se, por um lado, a operadora tem como principal aposta para 2012 o lançamento de serviços na "nuvem" em áreas como música, vídeo, livros e armazenamento de arquivos, por outro, segue incentivando o aumento do uso do SMS e do MMS com pacotes de preços agressivos e campanhas de estímulo junto à sua base.

Os números sustentam a estratégia mista: em dezembro, metade das vendas da Claro foram de smartphones, e, ao mesmo tempo, o volume de mensagens de texto trocadas entre usuários superou a marca de 1 bilhão por mês, o que representa um crescimento de aproximadamente 300% em um ano.

"Pode parecer meio louco dizer que o SMS é uma tendência em 2012, mas a verdade é que no Brasil esse serviço não foi devidamente explorado até então por causa do preço", explica a diretora de serviços de valor adicionado (SVA) da Claro, Fiamma Zarife.

A executiva relata que não falta trabalho em seu departamento: são mais de 50 projetos em andamento para este ano. Ela compara a área que dirige a uma "cauda longa", ou long tail, citando o termo cunhado por Chris Anderson, editor da Wired.

Ou seja: uma operadora precisa ter em seu portfólio uma vasta gama de serviços de conteúdo móvel para que, somados, componham uma receita relevante.

Acompanhe tudo sobre:3GClaroComputação em nuvemEmpresasEmpresas mexicanasOperadoras de celularServiçosTelecomunicações

Mais de Tecnologia

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja