Tecnologia

Apresentado por IBM

Torneio revela os tenistas mais populares

Interatividade melhora a experiência de quem assiste ao torneio a distância

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2014 às 10h00.

Primeiro dos quatro torneios que compõem o Grand Slam, entre eles (Roland-Garros, Wimbledon, US Open), o Australian Open, ou Aberto da Austrália, começou nessa segunda-feira (13), com a vitória da tenista Serena Williams, por 2 sets a 0, sobre a jovem Ashleigh Barty. A partida com a número 1 no ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA) foi transmitida ao vivo, pelo site do torneio.

Graças a recursos tecnológicos, como a computação em nuvem, os organizadores do Australian Open conseguem não só manter o site no ar, mesmo durante os picos de acesso, como armazenar o histórico de oito anos de Grand Slam. Com isso, o torneio ganha, a cada ano, mais interatividade. A melhora na experiência dos usuários se reflete em números. Nos últimos cinco anos, a quantidade de page views do site cresceu 42%, enquanto o custo para mantê-lo caiu 34%.

Ao unir computação em nuvem, ferramentas de análise e aplicativos para PCs, smartphones e tablets, o Australian Open também consegue oferecer ao público uma análise de cada tenista, considerando informações como o número de vitórias e o desempenho em diferentes tipos de quadra, além de calcular as chances de vitória e a popularidade do atleta nas redes sociais. Durante o torneio do ano passado, foram computados mais de 9 milhões de comentários no Twitter referentes às partidas. Segundo os organizadores, só o duelo entre os tenistas Djokovic e Murray, no último dia, originou mais de 1 milhão de tweets. “Os fãs, sejam eles presenciais ou a distância, têm a mesma importância para nós. Queremos que tenham uma experiência completa, com um profundo engajamento em nosso evento”, diz o CIO Samir Mahir, um dos responsáveis pela infraestrutura de TI do torneio na Austrália.

Clique aqui e saiba mais

Acompanhe tudo sobre:informe

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda