Tecnologia

Número de celulares chegará a 7 bi no mundo no final do ano

Os dados mostram, no entanto, que o crescimento das assinaturas para celulares, de 2013 para 2014, foi a menor taxa registrada no segmento, de 2,6%


	Pessoa usa internet no celular: mais de 90% das pessoas sem acesso à internet estão nos países em desenvolvimento
 (PhotoAlto/Frederic Cirou/Getty Images)

Pessoa usa internet no celular: mais de 90% das pessoas sem acesso à internet estão nos países em desenvolvimento (PhotoAlto/Frederic Cirou/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2014 às 19h15.

Brasília - Até o fim deste ano, o número de linhas de celulares em todo o mundo chegará a 7 bilhões – uma para cada habitante do planeta, segundo relatório divulgado hoje (5) pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão da Organização das Nações Unidas.

Os dados mostram, no entanto, que o crescimento das assinaturas para celulares, de 2013 para 2014, foi de 2,6%, a menor taxa registrada no segmento, indicando que o mercado está chegando a níveis de saturação.

O relatório da UIT apontou também que até o fim de 2014 haverá quase 3 bilhões de usuários de internet. O número corresponde a uma penetração de 40% em todo o planeta – 78% nos países desenvolvidos e 32% nos países em desenvolvimento.

Mais de 90% das pessoas sem acesso à internet estão nos países em desenvolvimento.

O número de assinaturas de banda larga móvel deve chegar a 2,3 bilhões em todo o mundo. O alcance da banda larga fixa deve chegar a quase 10% globalmente no fim do ano.

A penetração do telefone fixo vem caindo nos últimos cinco anos. Ao final de 2014, haverá cerca de 100 milhões de assinaturas desse serviço a menos que em 2009.

No Brasil, a penetração de banda larga fixa ainda é pouco inferior à média global e tem baixa qualidade: mais de 50% das velocidades dos planos variam entre 256 quilobits por segundo e 2 megabits por segundo.

Velocidades acima de 10 megabits por segundo têm penetração de apenas 2,5% entre a população. Na Coreia do Sul, o percentual chega a 37%.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no Brasil, havia 273,58 milhões de linhas de celulares ativas em março, com teledensidade de 135,30 acessos por 100 habitantes, A banda larga móvel totalizou 114,42 milhões de acessos, dos quais 2,08 milhões eram terminais 4G.

Acompanhe tudo sobre:AnatelBanda largaCelularesIndústria eletroeletrônicaInternetONUTelecomunicações

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online