Fotos de Edward Snowden e do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nas primeiras páginas dos jornais: documentos vazados por Snowden detalham diversos métodos diferentes usados pela NSA na tentativa de descascar as diferentes camadas da rede (Bobby Yip/Reuters)
Da Redação
Publicado em 6 de outubro de 2013 às 14h15.
São Paulo - A Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) tentou invadir (sem sucesso) a rede Tor por anos. Os documentos com detalhes sobre a tentativa de infiltração foram divulgados pelo americano Edward Snowden. As informações são do jornal britânico The Guardian.
Os documentos vazados por Snowden detalham diversos métodos diferentes usados pela NSA na tentativa de descascar as diferentes camadas da rede. Mas nenhum dos processos teve sucesso. Isso significa que nem mesmo os hackers financiados pelo governo americano conseguiram descobrir uma maneira de invadir a rede.
A NSA assumiu que nunca será capaz de tirar a rede do anonimato, muito menos identificar todos os usuários. Mas podem descobrir a identidade de alguns, a partir de rastros deixados pela web.
Segundo o jornal, a NSA também pensou em interromper a rede Tor para tentar descobrir se existe algum método capaz de dificultar o acesso dos usuários. Mas, após explorar a estrutura da rede, a equipe percebeu que essa não era uma opção viável.
Neste processo de tentativa de invasão também estava o serviço de inteligência britânico, o GCHQ. Essa não é a primeira vez que o governo americano tenta invadir a rede. Em agosto, o FBI (Agência Federal de Investigação) também quis infiltrar Tor, embora por razões diferentes da NSA.