Tecnologia

NSA tem um programa chamado Skynet

Ao contrário da Skynet da série Exterminador do Futuro, o programa da NSA usa metadados de celulares para caçar terroristas

Skynet (Reprodução)

Skynet (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2015 às 11h55.

Na série de filmes O Exterminador do Futuro, a Skynet é um programa de computador militar que ganha consciência própria e resolve se rebelar, declarando guerra à humanidade. Um bom nome para um software que caça terroristas, não?

Em uma reportagem publicada nesta sexta (8) pelo site The Intercept, documentos confidenciais obtidos por Edward Snowden revelam que a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos realmente tem um programa para caçar terroristas chamado Skynet.

O software da NSA usa metadados de telefones celulares para encontrar possíveis terroristas ligados à Al Qaeda. O programa, por exemplo, procura por pessoas que "troquem de forma excessiva o cartão SIM" ou que "apenas recebam chamadas" no telefone.

O problema é que o Skynet da vida real não é muito confiável. A reportagem revela que o software confundiu um jornalista da Al Jazeera com um terrorista. Ahmad Muaffaq Zaidan, editor-chefe da emissora em Islamabad, no Paquistão, foi investigado após entrevistar alguns líderes da organização terrorista, incluindo Osama Bin Laden.

Vale lembrar que, de acordo com Edward Snowden, a NSA possui um programa parecido com a Skynet da ficção, chamado de MonsterMind. O software é um sistema de vigilância que identificaria e neutralizaria ciberataques contra os Estados Unidos, de forma autônoma.

Fonte: The Intercept

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenINFONSA

Mais de Tecnologia

TikTok segue indisponível nas lojas de aplicativo dos EUA mesmo após liberação de Trump

A curiosa bateria nuclear chinesa que tem o tamanho de uma moeda e pode durar 50 anos

Para trazer mamute extinto de volta, startup recebe US$ 200 milhões em investimento

Brasil questiona mudanças na moderação de conteúdo da Meta em audiência pública com big techs