Tecnologia

NSA tem um programa chamado Skynet

Ao contrário da Skynet da série Exterminador do Futuro, o programa da NSA usa metadados de celulares para caçar terroristas

Skynet (Reprodução)

Skynet (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2015 às 11h55.

Na série de filmes O Exterminador do Futuro, a Skynet é um programa de computador militar que ganha consciência própria e resolve se rebelar, declarando guerra à humanidade. Um bom nome para um software que caça terroristas, não?

Em uma reportagem publicada nesta sexta (8) pelo site The Intercept, documentos confidenciais obtidos por Edward Snowden revelam que a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos realmente tem um programa para caçar terroristas chamado Skynet.

O software da NSA usa metadados de telefones celulares para encontrar possíveis terroristas ligados à Al Qaeda. O programa, por exemplo, procura por pessoas que "troquem de forma excessiva o cartão SIM" ou que "apenas recebam chamadas" no telefone.

O problema é que o Skynet da vida real não é muito confiável. A reportagem revela que o software confundiu um jornalista da Al Jazeera com um terrorista. Ahmad Muaffaq Zaidan, editor-chefe da emissora em Islamabad, no Paquistão, foi investigado após entrevistar alguns líderes da organização terrorista, incluindo Osama Bin Laden.

Vale lembrar que, de acordo com Edward Snowden, a NSA possui um programa parecido com a Skynet da ficção, chamado de MonsterMind. O software é um sistema de vigilância que identificaria e neutralizaria ciberataques contra os Estados Unidos, de forma autônoma.

Fonte: The Intercept

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenINFONSA

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro