Tecnologia

Novos iPhones 6s têm boa resistência à entrada de água, mostra teste

Empresa sofreu processo coletivo por não reparar, pela garantia, danos provocados por água

iPhone 6s mergulhado (Reprodução/YouTube)

iPhone 6s mergulhado (Reprodução/YouTube)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 28 de setembro de 2015 às 09h42.

A Apple não comentou nada sobre o assunto na apresentação deste mês, mas os novos iPhones 6s e 6s Plus têm uma boa resistência à água. É o que mostra um teste feito por um produtor de vídeos para o YouTube, que colocou os dois modelos de smartphones em tigelas com água.

Com o cronômetro ligado o tempo todo, Zach Straley mergulhou os aparelhos e só os retirou da água após 30 minutos. Nessa pausa, Straley fez testes rápidos de usabilidade, navegando pela interface do sistema e abrindo o aplicativo da câmera, para conferir se ainda era possível fotografar. Tudo funcionou normalmente.

O processo foi repetido mais uma vez após o cronômetro atingir 45 minutos e, novamente, todos os recursos dos aparelhos funcionaram. 

Straley deu o teste por encerrado aos 60 minutos, constatando que os dois iPhones ainda eram totalmente funcionais.

Smartphones resistentes à água não são raros no mercado atualmente. A Sony, por exemplo, oferece uma série de aparelhos com esse tipo de proteção, como o Xperia M4 Aqua.

Mas produtos como esses são identificados por certificações IP, como a 67 ou a 68, que lhes conferem a oficialização da resistência à água. Os iPhones, por outro lado, não contam com essas garantias. Portanto, os aparelhos não devem ser colocados ou jogados na água deliberadamente. 

Desmontando o iPhone 6s, a empresa de reparos iFixit notou que o aparelho, bem como sua versão Plus, tem proteções de borracha em pontos vulneráveis à entrada de água, como, por exemplo, o botão de liga/desliga.

A Apple teve que pagar 53 milhões de dólares neste ano aos autores de um um processo coletivo iniciado porque a companhia se negou a reparar, pela garantia, danos causados por água em iPhones.

Confira o vídeo do teste a seguir.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos