Fuchsia: novo sistema operacional do Google deve ser um sucessor do Android (YouTube/Reprodução)
Rodrigo Loureiro
Publicado em 16 de fevereiro de 2021 às 11h08.
O Fuchsia, novo sistema operacional do Google, deve permitir o uso nativo de aplicativos desenvolvidos para Android e Linux em sua própria plataforma. De acordo com o site 9to5Google, a companhia de Mountain View quer facilitar o uso dos programas no novo sistema operacional que deverá suceder ao Android em algum momento.
Isso seria feito a partir da tradução dos códigos de programação dos softwares de uma plataforma para a outra. A tradução seria necessária porque o Android tem como base o Linux, enquanto o Fuchsia usa um kernel próprio chamado de Zircon.
Os desenvolvedores passariam os códigos por uma tecnologia chamada de Starnix. Desta forma, as empresas responsáveis pelos softwares não vão precisar, ao menos inicialmente, desenvolver novas versões de seus programas para o Fuchsia.
Esta, no entanto, deverá ser uma solução temporária. A conversão dos códigos pode gerar algumas diferenças entre a versão do aplicativo que vai rodar no Fuchsia e a que foi desenvolvida diretamente para Android. Conforme a adoção da nova plataforma, o Google espera que as empresas produzam versões novas dos apps.