Tecnologia

Novo sistema da Ford para carros estreia no Brasil em 2014

Empresa abre plataforma a desenvolvedores brasileiros que quiserem fazer apps para os carros da montadora

Imagem (Filipe Serrano)

Imagem (Filipe Serrano)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2014 às 10h07.

A Ford afirmou nesta terça-feira, 28, que pretende lançar no Brasil o Sync AppLink, a mais recente versão do sistema operacional para os carros da montadora, apresentada durante a feira Consumer Electronics Show (CES) no início do ano. Segundo a companhia, a plataforma estará disponível em 2014 no Brasil, em data ainda não definida, e os desenvolvedores brasileiros também poderão criar aplicativos para os automóveis da empresa.

O Sync AppLink é um sistema instalado nos painéis de controle do carro que funciona conectado ao smartphone do motorista. Ele permite acessar aplicativos, receber mensagens, alertas de condições climáticas e notícias. O controle é feito por comandos de voz do motorista, sem precisar tirar as mão do volante. 

Lançado em 2007, a primeira versão do sistema é usada em cerca de 5 milhões de veículos no mundo, a maior parte nos Estados Unidos. O plano da montadora é agora fazer uma expansão global dos seus modelos de carros conectados e levar a nova versão sistema aos mercados da Europa, Ásia, América do Sul, Oceania e África.

"Até 2015, esperamos ter 14 milhões de veículos equipados com o AppLink", disse Doug VanDagens, diretor global de soluções de conectividade da Ford, em apresentação à imprensa durante a Campus Party. 

No ínicio, porém, apenas três aplicativos estarão disponíveis aos motoristas brasileiros: TuneIn (rádios online), Napster (streaming de música) e Glympse (para compartilhar informações em redes sociais). "Estamos trabalhando em um plano interno e com outros desenvolvedores para aumentar o número de aplicativos até o fim do ano", disse David Borges, supervisor de serviços de conectividade da Ford no Brasil. 

Os motoristas poderão baixar os aplicativos compatíveis com o sistema dos carros por meio de uma loja de aplicativos chamada App Catalog, que terá apenas os programas que funcionam com o AppLink. Ao escolher um app, o usuário é redirecionado para a página da App Store ou do Google Play para baixar o aplicativo no smartphone. Sincronizado com o AppLink, no carro, o motorista pode abrir o programa usando os comandos de voz do sistema automotivo. 

Em junho, a Ford fará sua primeira conferência de desenvolvedores, uma maneira para estimular a produção de novos aplicativos compatíveis com o AppLink. 

A competição entre as montadoras de carros para desenvolver sistemas conectados deve se acirrar este ano. Além do novo lançamento da Ford, as montadoras GM, Honda, Hyundai e Audi se uniram em uma aliança com o Google e a Nvidia para desenvolver uma plataforma para carros baseada no Android. A estratégia é parecida com a que deu origem ao sistema para smartphones, que é hoje o sistema mais popular no mundo.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCampus PartyCarrosEmpresasEmpresas americanasFordINFOMontadorasVeículos

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não