Tecnologia

Novo recurso do Gmail adivinha o que você vai escrever no e-mail

E-mails serão escritos com ajuda da inteligência artificial da empresa para você não errar na gramática e ganhar tempo

 (Google/Reprodução)

(Google/Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 9 de outubro de 2018 às 13h00.

Última atualização em 9 de outubro de 2018 às 13h00.

São Paulo – O Google vai ajudar você a escrever seus e-mails. O novo recurso do Gmail é chamado Smart Compose. Lançado em julho nos Estados Unidos, ele chega agora a quatro novos idiomas: espanhol, francês, italiano e português.

A nova função do e-mail do Google utiliza inteligência artificial para fazer recomendações sobre o que será escrito a seguir. Você pode aceitar ou descartar as sugestões que ele oferece.

As tentativas de completar o seu e-mail automaticamente são feitas com base em bilhões de frases comuns. A proposta do Smart Compose é tornar a escrita mais eficiente. Em um paralelo, é parecido com o que fazem os teclados de smartphones, como o gratuito SwitfKey, disponível para Android e iPhone.

A novidade começa a ser liberada hoje (9) e deve chegar a todos os usuários ao longo dos próximos meses, de acordo com o Google.

Veja como ele funciona no gif animado a seguir.

Smart Compose

O Smart Compose estará disponível somente em computadores, e não em dispositivos móveis, ao menos por enquanto. Tanto usuários de contas individuais do Gmail quanto contas do G Suite, voltado para empresas, terão acesso ao novo recurso de composição de e-mails.

Além de prever o que será escrito, a inteligência artificial do Google pode também sugerir palavras com a grafia correta em português e também estruturar frases adequadas às regras gramaticais do idioma, eliminando o tempo de pesquisa para checar se tudo que foi escrito está correto. Essa tecnologia é viabilizada pelo Cloud TPU, que o Google usa também para traduzir conteúdos rapidamente no seu serviço gratuito Tradutor.

Apesar de a Microsoft ser dona do SwiftKey, a empresa ainda não oferece uma solução semelhante ao Smart Compose.

Acompanhe tudo sobre:E-mailGmailGoogle

Mais de Tecnologia

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO

Com vendas fracas do iPhone 16, funcionários da Apple já compram aparelho com desconto