Tecnologia

Novo padrão Wi-Fi tem alcance duas vezes maior que o atual

Conexão será compatível também com frequências de 2 e 5 GHz

Wi-Fi: nova conexão vai mais longe e pode ser alternativa ao Bluetooth (Thinkstock)

Wi-Fi: nova conexão vai mais longe e pode ser alternativa ao Bluetooth (Thinkstock)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 4 de janeiro de 2016 às 16h36.

São Paulo – A Wi-Fi Alliance certificou um novo padrão de conexão sem fio nesta semana. Chamado Wi-Fi HaLow, ele pode ter até um alcance duas vezes maior do que o seu sinal Wi-Fi atual.

O novo padrão surge como uma variante da versão existente da rede 802.11ah. Seu alcance maior se dá pelo fato do sinal ser transmitido em frequências sub-1GHz por meio do espectro de 900 MHz – usado por operadoras no Brasil. 

No entanto, os aparelhos com esse tipo de Wi-Fi também serão retrocompatíveis. Ou seja, um roteador com Wi-Fi HaLow pode oferecer uma conexão de internet para um gadget que tenha suporte para as frequências de 2 GHz e 5 GHz.

Os primeiros produtos certificados com esse novo padrão estão previstos para 2018 e, vale notar, aparelhos que não forem compatíveis como o Wi-Fi HaLow não poderão tirar proveito de suas novidades.

A velocidade máxima e a quantidade de dados que pode ser transmitida de uma vez nesse novo tipo de conexão não foram informadas até o momento.

A Wi-Fi Alliance não deixa explícita a intenção de substituir o Bluetooth com esse novo tipo de conexão, mas fica implícito que a aplicação da novidade é semelhante.

Para isso, o novo padrão de Wi-Fi promete também ser mais econômico na gestão de energia, já que gadgets para internet das coisas, como os beacons, precisam funcionar com uma única carga por muito tempo.

Com isso, a Wi-Fi Allicance afirma que será possível criar um ambiente conectado na sua casa, no seu carro ou mesmo na sua cidade.

Acompanhe tudo sobre:InternetWi-Fi

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump