Tecnologia

Novo diretor financeiro da Apple assume caixa de US$160 bi

Maestri, de 50 anos, nascido em Roma, vai assumir num momento em que a Apple está numa encruzilhada.

apple (Getty Images)

apple (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2014 às 08h41.

O diretor financeiro da Apple, Peter Oppenheimer, vai se aposentar e passar o bastão para Luca Maestri em setembro, encarregando o executivo nascido na Itália de um caixa acumulado do tamanho da economia do Vietnã e da difícil tarefa de atender às expectativas de Wall Street.

Maestri, de 50 anos, nascido em Roma, vai assumir num momento em que a Apple está numa encruzilhada. Investidores continuam a pedir que a empresa dê melhor uso a seu capital acumulado, de 160 bilhões de dólares, do que simplesmente deixá-lo no exterior enquanto rivais como Google e Facebook desembolsam dezenas de bilhões de dólares na aquisição de companhias de tecnologia de ponta, como Nest e WhatsApp.

Administrar as expectativas exageradas dos investidores pode se tornar mais difícil à medida que a Apple -- diante de um crescimento menor da receita e de competidores mais agressivos -- mergulha mais fortemente em mercados de maior crescimento, mas margens menores, como a China, dominada por fabricantes de produtos de preços mais baixos, como Huawei e Xiaomi.

"Maestri vai assumir esse papel em um período interessante, quando a Apple está no meio do lançamento de mais serviços e provavelmente precisa convencer os investidores de que tem fluxos de receita mais consistentes em um mercado comoditizado de smartphones", escreveu o analista do Barclays Ben Reitzes nesta terça-feira.

"Nós conhecemos Maestri bem e acreditamos que ele vai endossar planos consistentes para retorno de capital e uma condução cuidadosa e exequível."

A expectativa é que Maestri, que trabalhou em países como Brasil e Tailândia, não procure fazer mudanças radicais na estratégia de retorno de capital da fabricante do iPhone.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro