Tecnologia

Novo chip de celular da Qualcomm promete celular 65% mais rápido em IA e com Bluetooth 6

O processador deve equipar smartphones Android de marcas como Honor e Vivo já neste mês de maio

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de maio de 2025 às 15h40.

A Qualcomm anunciou nesta quinta-feira, 15, o Snapdragon 7 Gen 4, novo chip que promete acelerar o desempenho de celulares intermediários. Segundo a fabricante, o modelo é até 65% mais rápido em tarefas com inteligência artificial, além de ser o primeiro da sua categoria com suporte ao novo Bluetooth 6.

O processador deve equipar smartphones Android de marcas como Honor e Vivo já neste mês de maio. A expectativa da Qualcomm é que o chip torne os aparelhos mais ágeis em funções como câmera, criação de conteúdo e assistentes virtuais.

No total, o novo Snapdragon entrega:

  • CPU até 27% mais rápida
  • GPU até 30% mais rápida
  • NPU (voltada a IA) até 65% mais eficiente que o modelo anterior

[grifar]Esses avanços se devem à nova arquitetura de processamento e ao uso de mais memória dedicada às funções de IA dentro do próprio aparelho, o que evita depender da nuvem para tarefas como reconhecimento de voz e imagem.

Fabricado em tecnologia de 4 nanômetros pela TSMC, o chip tem oito núcleos, sendo quatro de alto desempenho e quatro voltados à economia de energia.

Chip traz tecnologias antes vistas só em celulares caros

Entre as principais novidades do Snapdragon 7 Gen 4 está o suporte ao Bluetooth 6.0 — versão mais recente da tecnologia de conexão sem fio, com promessa de menor interferência e maior alcance.

O chip também estreia o suporte ao XPAN, sigla para Expanded Personal Area Network, uma tecnologia da própria Qualcomm que melhora o envio de áudio por fones sem fio, algo antes restrito a celulares premium.

O Snapdragon 7 Gen 4 também é compatível com Wi-Fi 7 e carregamento rápido Quick Charge 5, recursos que tendem a aparecer em celulares a partir do segundo semestre de 2024.

Acompanhe tudo sobre:QualcommChips

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre