Tecnologia

Novo app facilita vida de quem quer processar empresa aérea

Criado por startup Fill The Blank, app Help Aéreo coloca advogados em contato com passageiros que tiveram problemas com companhias aéreas e querem ir à Justiça


	Help Aéreo: "oferecemos a informação básica, o que elimina a etapa de ir ao escritório"
 (EXAME.com)

Help Aéreo: "oferecemos a informação básica, o que elimina a etapa de ir ao escritório" (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2014 às 06h00.

São Paulo - Um novo app pretende orientar quem teve problemas com companhias aéreas e quer recorrer à Justiça para solucioná-los. 

Batizado de Help Aéreo, o aplicativo é uma criação da startup Fill The Blank. A ideia se inspirou em apps que já existem em outros países - mas que não podem ser usados aqui em função das diferenças de cada legislação.

"Para mim, era assustador o número de pessoas com problemas que não buscavam seus direitos", afirmou em entrevista a EXAME.com Getúlio Santos, advogado e criador do app.

Como funciona

Overbooking, extravio de mala e cancelamento ou atraso de voo são as opções oferecidas na tela inicial do Help Aéreo.

Ao escolher uma delas, o usuário é posto em contato com um advogado que, de acordo com as informações relativas àquele caso, irá fornecer a orientação necessária.

Caso o usuário decida iniciar uma ação contra a empresa aérea, o app permite que ele solicite ao advogado que o orientou que leve o processo adiante - ou ainda que procure um profissional de sua preferência para tocar o caso.

"É comum o ganho de causa na maioria dos casos, mas não é garantido", afirma Santos. 

Pelo contrato proposto pelo Help Aéreo, o advogado fica 25% do dinheiro caso o usuário receba uma indenização e a Fill The Blank não fica com nenhuma parte do dinheiro.

Entretanto, Santos destaca que o Help Aéreo não é uma ferramenta jurídica - mas apenas um meio de aproximar clientes e advogados. 

A ênfase neste ponto se deve a críticas por parte de advogados e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) - que já temem a concorrência do app.

"O Help Aéreo facilita a busca de direitos e gera demanda para os advogados", diz Santos.

Números

Disponível há menos de 1 mês, a versão para iOS do Help Aéreo já registrou cerca de 500 downloads. Segundo Santos, há 150 advogados cadastrados até o momento.

De acordo com Santos, o modelo de negócios do app ainda não está definido. "Existe a possibilidade da ferramenta passar a contar com propagandas", afirma Santos.

Nos próximos dias, a Fill The Blank pretende lançar versões para Android e Windows Phone do app. Até o fim do ano, Santos quer contar com 2.500 advogados cadastrados na ferramenta. 

Para o futuro, ele já planeja outros produtos com a mesma pegada e voltados para áreas como negativação indevida e problemas com empresas de telefonia - entre outros.

"Oferecemos a informação básica, o que elimina a etapa de ir ao escritório buscar orientação", afirmou o advogado.

Acompanhe tudo sobre:AdvogadosAppsApps para iPadApps para iPhoneDireitosiPadiPhoneJustiçaStartups

Mais de Tecnologia

Startup com tecnologia que detecta câncer de pele recebe investimento de US$ 260 milhões

Desenvolvimento de jogos para PCs atinge 80% e supera consoles

ChatGPT passa por instabilidades nesta quinta-feira

Instagram cria novo recurso que pode revelar suas curtidas