Tecnologia

Novo app de criptografia quer ser "Gmail com recursos do Dropbox"

Mensagens enviadas pelo Peerio são criptografadas end-to end e não podem ser decifradas por ninguém que não o destinatário

Criptografia (Reprodução)

Criptografia (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2015 às 07h49.

Nadim Kobeissi, um criptógrafo de 24 anos, desenvolveu uma plataforma projetada para criptografar tudo que você e um grupo de colaboradores fazem no trabalho.

Kobeissi já havia desenvolvido apps de segurança anteriormente, chamados Cryptocat e Minilock, que criptografavam mensagens instantâneas ou arquivos compartilhados com proteção ao nível do FBI. Nesta quarta-feira (14), o rapaz anunciou o Peerio, um "pacote de produtividade criptografada", que pretende ajudar usuários individuais e empresas a criptografarem tudo de IMs (Information Management System) para armazenamento online de arquivos.

Segundo a Wired, o software se assemelha a um Gmail simplificado, com recursos de IM e Google Drive incluídos. Ao contrário do Gmail, todas as mensagens enviadas pelo Peerio são criptografadas end-to end e não podem ser decifradas por ninguém que não o destinatário - nem mesmo alguém com acesso ao servidor do Peerio.

As mensagens criptografadas enviadas usando o Peerio podem ter uma linha de assunto e estão organizadas na caixa de entrada pesquisável do destinatário. O aplicativo também permite fazer o upload e compartilhar arquivos criptografados com end-to-end de até 400 megabytes, um limite que Kobeissi disse à revista que aumentará em futuras atualizações.

O Peerio inicialmente será lançado como um aplicativo para Windows e Mac, além de um plugin para Chrome - mas chegará para plataformas móveis em breve, de acordo com Kobeissi. A data de lançamento, porém, não foi informada.

Assista abaixo ao vídeo que explica como o Peerio funciona, em inglês:

//www.youtube.com/embed/e01qNS4koTs?rel=0

Acompanhe tudo sobre:SoftwareINFOseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Startups trazem de volta a 'velha internet' com estética nostálgica de Myspace, Tumblr e Instagram

Extração de dados: saiba como a PF recupera mensagens apagadas dos celulares apreendidos

Trump considera destinar US$ 2 bilhões do Chips Act para financiar setor de terras raras

Meta fecha acordo de seis anos para usar Google Cloud; contrato é de US$ 10 bi, diz site