Tecnologia

Novo Android, do Google, contará com sistema de pagamento móvel

Consumidores poderão utilizar seus celulares, em vez de cartões de crédito, para fazer compras em lojas e restaurantes

Celular com o sistema Android: sistema do Google cresceu ainda mais (Sean Gallup/Getty Images)

Celular com o sistema Android: sistema do Google cresceu ainda mais (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2010 às 06h31.

São Francisco - A nova versão do sistema operacional para smartphones do Google, o Android, contará com tecnologia que permite aos consumidores utilizar seus celulares, em vez de cartões de crédito, para fazer compras em lojas e restaurantes.

O presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, apresentou na segunda-feira um novo aparelho com chip especial que permite ao consumidor realizar pagamentos aproximando o smartphone de um terminal.

Schmidt afirmou que a tecnologia, conhecida como Near Field Communications, será integrada à nova versão do Android, o Gingerbread, que deve ser lançado em algumas semanas, segundo o executivo.

"Uma forma de ver isto é que é possível substituir seu cartão de crédito", disse Schmidt durante conferência em San Francisco.

O Google não planeja, no momento, desenvolver aplicativos próprios para tirar proveito da nova forma de pagamento, mas Schmidt disse que espera que outras companhias o façam.

Embora a tecnologia exista há anos, a interoperacionalidade com o Android deve torná-la mais popular. O sistema operacional do Google foi o segundo mais utilizado no terceiro trimestre segundo o grupo de pesquisas Gartner, depois do Symbian, da Nokia, e à frente do iOS, da Apple.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTecnologia da informaçãoTendências

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp