Tecnologia

Novo Android 4.4 se chamará KitKat

A novidade foi confirmada no Twitter e no Google+ por Sundar Pichai, chefe da divisão de Android e Chrome

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 15h39.

São Paulo – Mantendo a tradição de usar nomes de doces para batizar as versões, o novo Android 4.4 será chamado de KitKat pelo Google.

A novidade foi confirmada no Twitter e no Google+ por Sundar Pichai, chefe da divisão de Android e Chrome. Pichai ainda afirmou que o sistema chegou à marca de 1 bilhão de aparelhos ativos no mundo, 100 milhões a mais do que o número registrado em maio deste ano.

A notícia também foi compartilhada pela página do sistema no Google+ e por uma hotsite criado para a nova versão. Na postagem na rede social, a justificativa para o nome é que “o chocolate era o doce preferido da equipe já há algum tempo”.

O fator curioso do batismo é que KitKat é uma marca registrada. Justamente por isso, haverá uma parceria entre a gigante de buscas e a Nestlé, fabricante do chocolate (que é licenciado pela Hershey’s nos Estados Unidos, aliás).

Uma versão limitada do doce, com temática "androidiana", foi prometida para breve, e há inclusive uma estátua com a marca na sede do Google.

Não foram dadas especificações técnicas e nem data de lançamento para o sistema operacional, que, por ora, está apenas nomeado.

O nome KitKat substitui o especulado Key Lime Pie, mas preserva a ordem alfabética dos nomes das versões do Android. A primeira nomeada, Cupcake (1.5), foi seguida por Donut (1.6), Eclair (2.0), Froyo (2.2), Gigngerbread (2.3), Honeycomb (3.0), Ice Cream Sandwich (4.0) e Jelly Bean (4.1 a 4.3).

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaKitKatSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não