Tecnologia

Novo alvo? Tesla anuncia linha de baterias para recuperar terreno no setor de energia

Megapack 3 e Megablock terão produção em Houston a partir do segundo semestre de 2026, com capacidade total anual de até 50 GWh

Tesla lança Megapack 3 e Megablock para impulsionar armazenamento de energia (Beata Zawrzel/Getty Images)

Tesla lança Megapack 3 e Megablock para impulsionar armazenamento de energia (Beata Zawrzel/Getty Images)

Publicado em 10 de setembro de 2025 às 06h01.

Para tentar reverter a queda em seus resultado no setor de energia, a Tesla anunciou novidades para a área. Trata-se do Megapack 3, versão atualizada de suas baterias de grande porte, e do Megablock, formado por quatro unidades integradas.

Conforme anunciado pela empresa na noite da última segunda-feira, 8, o Megapack 3 promete oferecer uma maior capacidade de armazenamento e vida útil mais longa em relação ao modelo anterior. Já o Megablock pode concentrar até 20 megawatts-hora de energia, volume suficiente para abastecer cerca de 4 mil residências por quatro horas.

A produção dos novos equipamentos será realizada na megafábrica da Tesla em Houston, com início previsto para o segundo semestre de 2026. As células das baterias serão fornecidas pelos EUA, Sudeste Asiático e China.

Com o novo sistema de gerenciamento térmico, o Megapack 3 poderá operar em temperaturas de -40°C a 60°C, abrangendo praticamente todas as regiões do planeta.

Além disso, a produção contará com capacidade de até 50 gigawatts-hora por ano. No último trimestre, a companhia instalou 9,6 gigawatts-hora de armazenamento.

Cenário

O negócio de armazenamento de energia da Tesla registrou dois trimestres consecutivos de queda em 2025, embora ainda tenha sido a principal fornecedora mundial de sistemas de baterias em 2024, segundo a consultoria Wood Mackenzie. A concorrência no setor, no entanto, continua em forte expansão.

Entre os clientes estratégicos da companhia está a xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, que instalou 168 Megapacks em seu data center em South Memphis, Tennessee.

Acompanhe tudo sobre:TeslaElon MuskEnergiaBaterias

Mais de Tecnologia

Land Rover perde US$ 258 milhões com ataque cibernético

O plano da Boeing para ‘enterrar’ suas emissões de carbono

Como escolher um projetor para montar seu cinema em casa na Black Friday

Corrida por data centers de IA faz Samsung subir preços de chips em até 60%