Tecnologia

Nova versão do Linux leva código-aberto aos carros

Sistema foi desenvolvido pela Linux Foundation junto com montadoras de veículos

Linux (Reprodução)

Linux (Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de julho de 2014 às 14h43.

Uma nova versão do Linux leva o sistema de código-aberto aos carros. O Automotive Grade Linux está disponível na web a partir desta quinta-feira (03) e usa como base o sistema Tizen IVI, que já é usado em smartphones e TVs.

A edição oferece recursos úteis, como uma tela inicial, o Google Maps, um reprodutor de mídia, um feed de notícias, controles de áudio, HVA (permite regular o ar condicionado, aquecedor e ventilação), conexão com smartphone por Bluetooth e o padrão de conectividade chamado de Smart Device Link Integration.

O sistema foi desenvolvido de forma colaborativa pela Linux Foundation junto com montadoras de automóveis como Jaguar Land Rover, Toyota e Nissan.

"A abertura de código e a colaboração são fatores essenciais para acelerar o desenvolvimento de uma plataforma automotiva comum, padronizada, para que a indústria possa mais rapidamente alcançar a visão de criar um carro conectado", afirmou Dan Cauchy, gerente geral da divisão automotiva da Linux Foundation.

Vale lembrar que a Apple, o Google e a Microsoft anunciaram versões adaptadas de seus respectivos sistemas iOS, Android e Windows para veículos.

Conheça o Automotive Grade Linux, o sistema de código-aberto para carros           Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosINFOLinuxSoftwareVeículos

Mais de Tecnologia

Sonos nomeia brasileiro Hugo Barra para o conselho de diretores

BeReal estreia anúncios nos EUA após ser comprado pela Voodoo

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China