Tecnologia

Nova urna eletrônica terá voto impresso

SÃO PAULO - O Tribunal Superior Eleitoral mostrou ontem (17), em Brasília, o protótipo da nova urna eletrônica com voto impresso, que será utilizada nas próximas eleições presidenciais. A partir de junho, o TSE já começa a distribuir as novas urnas aos tribunais regionais. O pacote inclui equipamentos com impressora externa, rodando Windows CE, que […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h44.

SÃO PAULO - O Tribunal Superior Eleitoral mostrou ontem (17), em Brasília, o protótipo da nova urna eletrônica com voto impresso, que será utilizada nas próximas eleições presidenciais.

A partir de junho, o TSE já começa a distribuir as novas urnas aos tribunais regionais. O pacote inclui equipamentos com impressora externa, rodando Windows CE, que serão testados em 5% do parque eleitoral brasileiro (composto por 51 mil novas máquinas), a princípio no Distrito Federal, Sergipe e Alagoas e outros 71 municípios importantes do país - o que dá, pelos cálculos do TSE, um total de oito milhões de eleitores em 19.658 seções eleitorais.

A impressão do comprovante de voto é uma determinação do Congresso Nacional agora cumprida pelo TSE, e serve para a conferência do eleitor - que, depois de votar, deve depositar o mesmo em uma urna lacrada.

Outra novidade do TSE é a simulação de voto, que pode ser conferida no site do órgão. Além de instrutivo, o exercício pode ser divertido, já que o TSE colocou no simulador falsos candidatos como o comediante Mussum, o apresentador Chacrinha, o escritor Machado de Assis, o cantor e compositor Cazuza e até a atriz Daniella Perez. Para conferir, entre no endereço www.tse.gov.br/eleicoes/eleicoes2002/index.html e clique no link Simulação de Votação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos