Tecnologia

Noruega proíbe Apple de fazer fotografias aéreas de Oslo

Serviço de inteligência norueguês proibiu a empresa de sobrevoar a capital para captar imagens para o aplicativo de mapas do iPhone

Vista aérea de Oslo, Noruega: "nível de precisão das fotos é considerado muito elevado para certas áreas submetidas a restrições", disse porta-voz (Knut Falch/AFP)

Vista aérea de Oslo, Noruega: "nível de precisão das fotos é considerado muito elevado para certas áreas submetidas a restrições", disse porta-voz (Knut Falch/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2013 às 14h43.

Oslo - O serviço de inteligência norueguês proibiu, por motivos de segurança, a empresa americana Apple de sobrevoar a cidade de Oslo para fazer fotografias em três dimensões (3D) destinadas a seu aplicativo de mapas.

"Posso confirmar que a Apple não obteve a autorização para fazer fotos aéreas, já que o nível de precisão das fotos é considerado muito elevado para certas áreas submetidas a restrições", declarou à AFP uma porta-voz da Autoridade de Segurança Nacional (NSM), Mona Stroem Arnoey.

"Nós apresentamos à Apple soluções alternativas, como comprar as fotos de fornecedores noruegueses ou da Autoridade Norueguesa de Cartografia", completou.

As declarações confirmam a informação do jornal norueguês Aftenposten, que revelou nesta semana que a Noruega, ao contrário da Suécia e da Dinamarca, manifestou oposição aos projetos de cartografia da Apple.

A NSM se recusou a fazer comentários sobre a quantidade e a natureza das áreas submetidas a restrições.

As fotos das áreas oferecidas pelas instituições norueguesas têm resolução menor ou estão manchadas em algumas partes.

De acordo com o Aftenposten, a proibição de fotografar do céu levou o prefeito de Oslo, a pedido da embaixada dos Estados Unidos na Noruega, a interceder a favor da Apple ante o governo.

A Apple foi muito criticada pela pouca precisão de seu primeiro aplicativo de mapas, que substituiu o Google Maps, e por isto desenvolveu a função Flyover, que permite sobrevoar interativamente as grandes metrópoles.

A Apple, procurada pela AFP, não fez comentários.

Acompanhe tudo sobre:AppleAppsEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaEuropaLocalizaçãoMapasNoruegaPaíses ricosTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone

Google quer trocar verificação de segurança de SMS para QR Code

Microsoft corta contratos de data center e levanta dúvidas sobre demanda por IA

Lançamento do iPhone 16e marca saída da Apple do mercado de celulares de entrada