Tecnologia

Nome de piloto automático da Tesla gera polêmica na Europa

No fim de semana, o Ministério dos Transportes da Alemanha disse que pediu à Tesla que parasse de usar o termo

Carro da Tesla com piloto automático ligado: em 2015, a RDW aprovou a ferramenta Autopilot, da Tesla, para uso na Europa

Carro da Tesla com piloto automático ligado: em 2015, a RDW aprovou a ferramenta Autopilot, da Tesla, para uso na Europa

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2016 às 10h11.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 11h20.

A agência holandesa que aprovou o sistema de assistência ao motorista Autopilot, da Tesla, para uso na Europa está preocupada que o nome seja enganoso, disse uma porta-voz nesta segunda-feira, após a Alemanha pedir que a empresa pare de usar o termo em anúncios.

Therese de Vroomen acrescentou que, no entanto, ela não tinha certeza de que a agência - o Serviços de Tráfego em Rodovias da Holanda (RDW, na sigla em inglês) - tomaria qualquer atitude para dar seguimento às suas preocupações.

No fim de semana, o Ministério dos Transportes da Alemanha disse que pediu à Tesla que parasse de usar o termo Autopilot em propagandas porque poderia sugerir que a atenção dos motoristas não era necessária.

A Tesla disse em resposta a esse pedido que o termo autopilot (piloto automático) tem sido usado no setor aeroespacial há décadas para descrever um sistema operando em conjunto com um piloto humano e que a companhia sempre deixou claro aos clientes que o sistema precisa de um motorista atento em todos os momentos.

Em 2015, a RDW aprovou a ferramenta Autopilot, da Tesla, para uso na Europa. As preocupações da agência se relacionam apenas ao nome e não ao sistema em si.

Acompanhe tudo sobre:EuropaCarrosAutoindústriaVeículosMontadorasCarros elétricosTesla

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite