Tecnologia

Nokia vence disputa sobre patentes contra RIM

Companhia finlandesa venceu a canadense em uma disputa envolvendo o uso de patentes relacionadas à tecnologia de rede sem fio de acesso local


	Estabelecimento da Nokia em Oulu, na Finlândia: empresa vem tentanto aumentar o ganho com royalties enquanto perde força no negócio de telefonia
 (Reuters)

Estabelecimento da Nokia em Oulu, na Finlândia: empresa vem tentanto aumentar o ganho com royalties enquanto perde força no negócio de telefonia (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2012 às 07h39.

Helsinque - A Nokia venceu a disputa com a Research In Motion (RIM) envolvendo o uso de patentes relacionadas à tecnologia de rede sem fio de acesso local (WLAN), informou a companhia finlandesa nesta quarta-feira.

"Concluiu-se que a RIM quebrou o contrato e não está autorizada a fabricar ou vender produtos WLAN sem antes acertar o pagamento de royalties", afirmou a Nokia ao anunciar a decisão.

A Nokia, que vem tentanto aumentar o ganho com royalties enquanto perde força no negócio de telefonia, afirmou ter registrado o processo nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha e no Canadá para se fazer cumprir a decisão do árbitro.

A fabricante do BlackBerry não estava imediatamente disponível para comentar a decisão.

A Nokia assinou um acordo de licenciamento cruzado com a RIM envolvendo patentes essenciais de celulares em 2003, acerto que foi alterado em 2008. A RIM procurou a arbitragem em 2011, argumentando que a licença deveria ser ampliada para abranger patentes WLAN.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaNokiaBlackBerryPatentes

Mais de Tecnologia

Largura dos veículos elétricos leva consumidores chineses a reconsiderar carros a combustão

Na China, mais de 500 androides participam de primeira 'Olimpíadas de Robôs' do mundo

Samsung cresce nos EUA com celulares dobráveis e reduz participação da Apple

Huawei prevê que HarmonyOS se equipare a Android e iOS até o final de 2025