Tecnologia

Nokia usará sistema Linux em celulares N-series

Helsinque - A Nokia utilizará o sistema operacional Linux MeeGo em modelos da linha de celulares N-series na expectativa de que a nova plataforma dê mais força para a companhia enfrentar rivais como a Apple e o Google. Os modelos N-series foram a joia da coroa da Nokia há anos e dominaram o mercado de smartphones […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2010 às 11h59.

Helsinque - A Nokia utilizará o sistema operacional Linux MeeGo em modelos da linha de celulares N-series na expectativa de que a nova plataforma dê mais força para a companhia enfrentar rivais como a Apple e o Google.

Os modelos N-series foram a joia da coroa da Nokia há anos e dominaram o mercado de smartphones até a chegada do iPhone da Apple em 2007. O próximo importante smartphone da Nokia, o N8, será o último modelo N-series equipado com sistema Symbian. Essa plataforma continua a ser líder no mercado de smartphones, mas perdeu terreno nos últimos anos com o surgimento do iPhone.

"Mais adiante, os dispositivos N-series serão baseados no Meego", disse o porta-voz da Nokia, Doug Dawson. Em fevereiro, a Nokia e a Intel revelaram planos de criar o Meego, fundindo as plataformas Linux Maemo da Nokia com a Moblin da Intel, que também é baseada no Linux.

"A confirmação de que o Meego será usado para os dispositivos N-series mostra que a Nokia está apostando nesta plataforma para bater os rivais mais sofisticados, como o iPhone da Apple", disse Ben Wood, diretor de pesquisa da consultoria britânica CCS Insight.

As versões do sistema operacional Linux, incluindo também o Android, do Google, LiMov e Palm webOS, têm ganhado força entre dispositivos móveis. No primeiro trimestre, a participação de mercado total de celulares Linux subiu para 14 por cento contra 8,5 por cento um ano atrás, segundo a empresa de pesquisa Gartner.

O Linux é o mais popular tipo de sistema operacional de código aberto para computadores. Seu rival direto em PCs é o Windows da Microsoft, que cobra licenças de uso.

Leia mais notícias sobre celulares

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaNokiaSoftware

Mais de Tecnologia

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO

Com vendas fracas do iPhone 16, funcionários da Apple já compram aparelho com desconto