Tecnologia

Nokia rebate Google em nova disputa sobre patentes

Ontem, a empresa de Larry Page acusou a Microsoft e a Nokia de conspirarem para usar suas patentes contra rivais da indústria de smartphones

A Nokia e a Microsoft operam em smartphones que concorrem com os dispositivos Android (Pedro Zambarda/EXAME.com)

A Nokia e a Microsoft operam em smartphones que concorrem com os dispositivos Android (Pedro Zambarda/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2012 às 19h27.

Helsinque - A Nokia rebateu a acusação do Google de que a fabricante finlandesa de celulares e a Microsoft fazem conluio sobre propriedade intelectual.

"Embora ainda não tenhamos visto a queixa, a sugestão do Google de que a Nokia e a Microsoft estão agindo em conluio sobre direitos de propriedade intelectual é equivocada", declarou o porta-voz da Nokia, Mark Durrant, em e-mail nesta sexta-feira.

"Ambas as companhias têm seus próprios portfólios e estratégias e operam independentemente", acrescentou.

Durrant também disse que alguns dispositivos que rodam a plataforma Android, do Google, tinham "significantes problemas de infrações" de propriedade intelectual relacionados a patentes da Nokia.

Na véspera, o Google acusou a Microsoft e a Nokia de conspirarem para usar patentes contra rivais da indústria de smartphones e disse que entrou com uma queixa formal na Comissão Europeia.

Segundo a empresa de buscas na Internet, a Microsoft e a Nokia transferiram 1.200 patentes para a Mosaid, uma entidade que busca ganhar dinheiro ao tomar ação legal contra violações de patentes.

A Nokia e a Microsoft operam em smartphones que concorrem com os dispositivos Android.

As acusações do Google ressaltam a acirrada competição no negócio de telefonia móvel, em que as companhias, incluindo a Nokia, lutam para reafirmar direitos de propriedade intelectual sobre tecnologias móveis.

A Microsoft disse mais cedo que a queixa antitruste do Google sobre o setor de smartphones era uma "tática desesperada" de uma companhia que controla mais de 95 por cento dos segmentos de busca e anúncios móveis.

Acompanhe tudo sobre:AndroidConcorrênciaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaMicrosoftNokiaSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro