Tecnologia

Nokia quer desenvolvimento maciço de apps para Widows Phone

O sistema operacional equipa os aparelhos Lumia 800 e Lumia 710, lançados nesta semana no Brasil

Lançamento do Lumia é uma tentativa de retornar à briga por um mercado de alto valor (David Becker/Getty Images)

Lançamento do Lumia é uma tentativa de retornar à briga por um mercado de alto valor (David Becker/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2012 às 16h31.

São Paulo - De olho numa fatia maior do concorrido mercado brasileiro de smartphones, a Nokia pretende incentivar o desenvolvimento maciço de aplicativos voltados à plataforma Windows Phone. O sistema operacional equipa os aparelhos Lumia 800 e Lumia 710, lançados nesta semana no Brasil.

Nesta sexta-feira, 23, durante o Nokia Developers Day, em São Paulo, o gerente de serviços técnicos da fabricante, Daniel Rocha, afirmou que a força do nome da empresa somada à venda em grande escala dos aparelhos com Windows Phone serão o grande diferencial para atrair desenvolvedores de aplicativos para a plataforma.

“O sistema operacional não é exclusivo nosso, então precisamos de mecanismos para nos diferenciar”, disse. “Mas, não adianta ter bom desenvolvimento se não tive o produto na rua”.

Dentre a apostas da Nokia para se diferenciar, tanto dos smartphones com sistema operacional da Microsoft quanto dos equipados com iOS e Android, está a adoção de aplicativos voltados à prestação de serviços ao usuário, como o Nokia mapas, aplicativo semelhante ao Google Maps ou o Nokia Transporte, que contém informações o transporte público m 512 cidades no mundo.

“Também temos o Nokia Dirigir, que transforma o celular em GPS”. A feramenta avisa ao motorista quando o veículo está se aproximando de um radar. “É algo muito útil nos dias de hoje”, comenta Rocha.

Acompanhe tudo sobre:AppsCelularesEmpresasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaMicrosoftNokiaSmartphonesWindows

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro