Tecnologia

Nokia dobra produção de celulares inteligentes

Companhia finlandesa fabricou 11,5 milhões de unidades no ano passado, segundo estimativas da consultoria britânica canalys.com

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h24.

A finlandesa Nokia dobrou a fabricação dos telefones celulares inteligentes, os chamados smartphones. Pelos cálculos da consultoria britânica canalys.com, a empresa produziu 11,5 milhões de unidades no ano passado. Segundo declarações recentes da Nokia, as vendas desses aparelhos superaram as expectativas devido à boa demanda pelos modelos com câmeras digitais embutidas.

De acordo com a canalys.com, a Nokia passaria a deter 66% do mercado mundial de celulares inteligentes. No ano passado, foram comprados 17,5 milhões de smartphones, mais do que o dobro do consumo em 2003 (8,2 milhões).

Apesar dos esforços da Nokia, o mercado ainda representa uma pequena fatia da demanda mundial por aparelhos celulares, segundo o americano The Wall Street Journal. O instituto de pesquisas Newton Centre estima que, no ano passado, as vendas mundiais de celulares cresceram 32%, para 684 milhões de unidades. Com isso, o segmento de smartphones respondeu por apenas 3% do volume total.

A continuidade da expansão da Nokia, contudo, depende da capacidade de superar outros concorrentes. Um dos principais é a PalmOne, que lidera as vendas de smartphones na América do Norte. De acordo com a canalys.com, a japonesa Fujitsu é a segunda maior produtora mundial de smartphones, com 7% do mercado, à frente da Sony Ericsson, com 6%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Google confirma roubo de dados de mais de 200 empresas por falha em apps conectados ao Salesforce

Com novo centro de R$ 60 mi, Santo André quer ser eixo de infraestrutura tecnológica no ABC

Black Friday: veja por que geladeiras com Inverter são mais econômicas

Como escolher a primeira bicicleta elétrica na Black Friday 2025