Tecnologia

Nível do Sistema Cantareira se mantém estável em 19,7%

Para recuperar o nível positivo, ou seja, sem a necessidade de utilizar o volume morto, os reservatórios ainda precisam de 93,6 bilhões de litros de água

cantareira (Sabesp / Divulgação)

cantareira (Sabesp / Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2015 às 07h57.

O nível do Sistema Cantareira alcançou hoje (16) 193,9 bilhões de litros de água armazenados, o que representa 19,7% do volume útil, registrando uma queda de 0,1 ponto percentual em relação a ontem (15), e 15,3% da quantidade total, que soma a reserva técnica – chamado volume morto – ao volume útil.

Para recuperar o nível positivo, ou seja, sem a necessidade de utilizar o volume morto, os reservatórios ainda precisam de 93,6 bilhões de litros de água. Até hoje, o manancial recebeu 45,4% da média de chuva para o mês.

Ontem, o bombeamento das reservas técnicas do Sistema Cantareira completou um ano. Na época, ele era o manancial responsável pelo abastecimento de toda a região metropolitana de São Paulo. Antes da atual crise hídrica no estado, o Cantareira garantia água para cerca de 9 milhões de pessoas da Grande São Paulo. A estiagem e a perda acelerada de água nos reservatórios obrigou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a retirar água de outros mananciais.

Hoje, o sistema abastece aproximadamente 5,4 milhões de pessoas, sendo ultrapassada pelo Sistema Guarapiranga, que atualmente fornece água para 5,8 milhões de consumidores.

O Sistema Guarapiranga conta hoje com 82,7% de seu volume armazenado. O Alto Tietê tem 23,3%; o Alto Cotia, 68,4%; o Rio Grande, 96,6% e o Rio Claro, 55,9%.

Por Camila Boehm / Edição Armando Cardoso

Acompanhe tudo sobre:ÁguaINFO

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony