Tecnologia

Nível do Sistema Cantareira cai após seis dias de estabilidade

Sistema está, neste domingo, com 5,0% de sua capacidade

Cantareira (Divulgação)

Cantareira (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2015 às 09h00.

O nível do Sistema Cantareira iniciou o mês de fevereiro com queda no volume de água armazenado, após seis dias consecutivos de estabilidade, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O volume de água nos reservatórios Guarapiranga e Alto Cotia também caiu, enquanto Alto Tietê, Rio Grande e Rio Claro apresentaram alta.

O Cantareira está, neste domingo, com 5,0% de sua capacidade, após ter chegado ao último dia de janeiro com 5,1%, apresentando queda de 0,1 ponto porcentual mesmo tendo registrado 10,7 milímetros de chuva no primeiro dia do mês. O atual cálculo da Sabesp já considera duas cotas do volume morto, de 182,5 bilhões e de 105 bilhões de litros de água, acrescentadas em maio e outubro, respectivamente. O governo do Estado e a Sabesp têm dito que vão evitar ao máximo utilizar a terceira cota do volume morto do manancial.

[Vídeo mostra represa do Cantareira cheia e causa polêmica]

Os sistemas Guarapiranga e Alto Cotia também perderam capacidade de ontem para hoje. O Guarapiranga recuou 0,2 ponto porcentual, para 47,9%, sem registro de chuvas, enquanto o Alto Cotia caiu 0,4 ponto porcentual, para 28%, com chuva de 0,2 milímetro.

Já o sistema Alto Tietê, mesmo sem apresentar registro de chuva, teve alta de 0,2 ponto porcentual no volume armazenado, para 11%. Atualmente, o cálculo da Sabesp inclui 39,4 bilhões de litros de água do volume morto, adicionados em dezembro.

Os reservatórios Rio Grande e Rio Claro subiram 0,3 p.p. e 0,5 p.p. respectivamente, registrando volume de água de 75% e 28,8%.

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasINFOMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC