Tecnologia

Nível de água do Cantareira sobe pelo 2° dia consecutivo

O Alto Cotia e o Rio Claro também tiveram aumento no volume armazenado de água

Cantareira (Reuters)

Cantareira (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2015 às 07h23.

O nível do Sistema Cantareira, principal manancial de São Paulo, subiu pela segunda vez seguida, segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), divulgado nesta quarta-feira, 4. Em 2015, esse é o segundo registro de alta do reservatório, que opera com 5,2% da capacidade: 0,1 ponto porcentual a mais do que no dia anterior, quando estava com 5,1%. O Alto Cotia e o Rio Claro também tiveram aumento no volume armazenado de água.

Em termos de chuva, os primeiros dias de fevereiro têm sido mais generosos com o Cantareira. Nas últimas 24 horas, a pluviometria registrada foi de 9,0 milímetros. Já o acumulado do mês está em 44,4 milímetros, o que representa cerca de 56% a mais do que se a média histórica, de 7,11 mm por dia, estivesse se repetindo.

Antes das altas dos últimos dois dias, a última vez que o Cantareira havia registrado aumento no volume armazenado de água foi no dia 26 de dezembro, quando o nível dos seus reservatórios subiu 0,2 ponto porcentual, passando de 7,2% para 7,4%. O atual cálculo da Sabesp já considera duas cotas do volume morto - uma de 182,5 bilhões, adicionada em maio, e outra de 105 bilhões de litros de água, em outubro.

Em 2015, o manancial se manteve estável 11 vezes: nos dias 3, 4, 8, 11 e de 26 a 31 de janeiro e 2 de fevereiro. Comparado ao primeiro dia do ano, quando estava com 7,2% da capacidade, no entanto, o atual nível do Cantareira é 2 pontos porcentuais menor.

Outros mananciais

Dos demais reservatórios que abastecem a capital e a Grande São Paulo, o Alto Cotia e Rio Claro também tiveram aumento. O primeiro, o menor dos mananciais, subiu 0,4 ponto porcentual e opera nesta terça com 28,4% da sua capacidade, ante 28% no dia anterior.

 

Já o Rio Claro chegou à sua quinta subida consecutiva e está com 29,9% da capacidade - antes, o reservatório estava com 29,5%. Sobre a região, o volume de chuva foi de 23,8 mm nas últimas 24 horas.

Sem chuvas de terça-feira para esta quarta, o Sistema Alto do Tietê teve queda de 0,1 ponto porcentual e agora está com 11% de sua capacidade, enquanto o Guarapiranga permaneceu estável com 47,9%, o mesmo índice dos três dias anteriores. Também sem registrar pluviometria nas últimas 24 horas, o Rio Grande permaneceu com 74,8% de seu volume, sem alteração desde a medição anterior.

 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:INFO

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não