Tecnologia

Nintendo diz que reação a alerta sobre 3D foi exagerada

A empresa alertou que o seu 3DS poderia prejudicar a vista de crianças pequenas

Nintendo 3DS chegará às lojas em 27 de março nos Estados Unidos (Divulgação/Nintendo)

Nintendo 3DS chegará às lojas em 27 de março nos Estados Unidos (Divulgação/Nintendo)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2011 às 10h30.

Nova York - Um importante executivo da Nintendo disse que a reação a um alerta de saúde quanto ao novo sistema de videogame portátil 3D da empresa foi exagerada, e descreveu como rotineiro o alerta que prejudicou as ações da companhia duas semanas atrás.

A Nintendo alertou que o seu 3DS, que chegará às lojas em 27 de março nos Estados Unidos, poderia prejudicar a vista de crianças pequenas, e aconselhou que crianças abaixo dos seis anos de idade só joguem em modo 2D.

O alerta, que foi divulgado em japonês no site da empresa, terminou retransmitido por veículos de mídia e blogs e deflagrou uma onda de vendas de ações da Nintendo que durou três dias, duas semanas atrás. Algumas pessoas criticaram a empresa pelo alerta, afirmando não haver provas médicas de que o 3D prejudique os olhos das crianças.

Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, minimizou as preocupações durante um evento promocional em Nova York, na quarta-feira, afirmando que outros aparelhos de uso doméstico fazem alertas semelhantes.

"A reação foi certamente um pouco exagerada", disse Fils-Aime em entrevista à Reuters.

Ele acrescentou que as crianças com sete anos de idade ou mais "podem certamente desfrutar dos recursos 3D".

A Nintendo está fazendo uma aposta pesada no 3DS, que não requer o uso de óculos especiais, mas enfrenta concorrência muito mais severa do quando lançou outros sistemas portáteis de videogame que ganharam destaque, entre os quais o Game Boy, em 1989, e o DS, em 2004.

O aparelho, que custará 249,99 dólares, poderá executar jogos e exibir vídeos 3D, e tirar fotos 3D, sem que o usuário precise de óculos -recursos que os analistas acreditam permitirão que a companhia ganhe vantagem sobre a Apple.

"O 3DS dá à Nintendo algo que a Apple não tem como oferecer às pessoas no momento", disse Eric Handler, sócio da MKM Partners.

Um novo produto certamente ajudaria a empresa a reconquistar seu brilho.

Depois de três anos de lucro recorde, até março de 2009, as margens da Nintendo caíram acentuadamente, e a empresa previu que seu lucro cairá ao ponto mais baixo em cinco anos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasGamesIndústria digitalNintendo

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não