Tecnologia

Neymar domina menções no Twitter durante jogo do Brasil

São Paulo – Lançada oficialmente na última semana, a ferramenta Ei!,  desenvolvida pela IBM brasileira, conseguiu medir o sentimento dos torcedores no Twitter durante...

Neymar  (Photo Pin)

Neymar (Photo Pin)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

São Paulo – Lançada oficialmente na última semana, a ferramenta Ei!,  desenvolvida pela IBM brasileira, conseguiu medir o sentimento dos torcedores no Twitter durante a estreia da Seleção nacional na Copa das Confederações. Na partida, o Brasil bateu o Japão por um placar confortável de 3 a 0. Apesar do resultado favorável, todas as atenções estiveram voltadas para Neymar, a “joia” contratada recentemente pelo Barcelona e que assumiu a camisa 10 brasileira. 

Em entrevista a INFO, Claudio Pinhanez, gerente da equipe de Ciências e Serviços da IBM, afirmou que as menções ao jovem craque foram responsáveis por um quarto das quase 400 mil mensagens enviadas pelo Twitter durante a partida. “Mesmo assim, as menções foram mais negativas do que positivas. Tudo o que ele faz é comentado: se começou o jogo com a gola da camisa alta, os usuários já mandam mensagens que o criticam”, disse.

Outro jogador que foi mal avaliado pelos torcedores na internet foi o atacante Hulk, que passou o jogo sem marcar nenhum gol. O lateral Marcelo também recebeu citações pouco agradáveis, mas por outros motivos: durante a partida, o jogador recebeu uma bolada em um local particularmente dolorido, sendo consolado virtualmente pelos torcedores.

O atacante Fred, o volante Hernanes e o meio de campo Lucas, que entrou no final do jogo, receberam elogios pelo Twitter. “É interessante verificar o comportamento dos torcedores na internet. Quando faltam 15 minutos para o início da partida, há um aumento de mensagens. Durante o jogo, os picos acontecem após os gols. Ao final, também há um crescimento, com as opiniões sobre o resultado”, disse Pinhanez. 

A ferramenta demorou cerca de dois meses para ser desenvolvida e teve como base a solução InfoSphere, criada pela própria empresa.  Hospedado no serviço global de cloud computing da IBM, o Ei! tem expectativa de analisar até 2 milhões de mensagens no Twitter durante as partidas da semifinal e final da Copa das Confederações, caso o Brasil passe da primeira fase. 

Na opinião de Jose Luis Spagnuolo, diretor de Cloud Computing da IBM, o desenvolvimento de ferramentas que conseguem analisar o conteúdo daquilo que é postado nas redes sociais pode dinamizar as estratégias das empresas. “Esse serviço poderá ser utilizado pelas companhias, para verificar a reação em tempo real de seus consumidores e analisar se há mais comentários negativos ou positivos a respeito do seu produto”, afirmou. 

De acordo com o executivo, nos últimos anos a empresa investiu cerca de 16 bilhões de dólares em soluções relacionadas à Analytics, uma das prioridades da empresa, ao lado de Cloud Computing e ferramentas em Mobile. 

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEsportesFutebolIBMINFOInternetRedes sociaisServiçosTecnologia da informaçãoTwitter

Mais de Tecnologia

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble