Tecnologia

Netflix oferece recurso Super HD para todas as operadoras

Até pouco tempo, tratava-se de uma funcionalidade conseguida em acordos da companhia de serviços OTT e operadoras que aceitassem a plataforma Open Connect


	Netflix: recurso agora independe do provedor de Internet e está liberado para todos os usuários e para todos os aparelhos
 (Scott Eells/Bloomberg)

Netflix: recurso agora independe do provedor de Internet e está liberado para todos os usuários e para todos os aparelhos (Scott Eells/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2013 às 10h25.

São Paulo - Apesar de oferecer resolução de 1080p (Full HD) para qualquer rede e aparelho compatível, a Netflix conta com a modalidade de streaming no que chama de Super HD, uma compressão de vídeo de bitrate mais alto, com menor perda de qualidade.

Até pouco tempo, tratava-se de uma funcionalidade conseguida em acordos da companhia de serviços over-the-top (OTT) e operadoras que aceitassem a plataforma Open Connect, sistema de redes de entrega de conteúdos (CDNs) instaladas em pontos de troca de tráfego – dois deles no Brasil, em São Paulo.

Entretanto, a companhia parece estar começando a fazer a liberação do Super HD para todas as demais operadoras, pelo menos nos Estados Unidos.

Segundo o blog da empresa, o recurso agora independe do provedor de Internet e está liberado para todos os usuários e para todos os aparelhos – basta que tenham a velocidade necessária. A página que antes mostrava se o recurso estava disponível não mais funciona, nem para conexões norte-americanas, nem com IP brasileiro. Entretanto, pelo menos nos acessos testados por este noticiário, o Super HD não se mostrava disponível em vídeos assistidos pela rede da Telefônica/Vivo (que já não tinha o recurso antes).

Procurada, a assessoria de imprensa da Netflix no Brasil não se manifestou.

A qualidade do streaming da empresa é adaptável à performance da rede: a Netflix recomenda que a velocidade do usuário seja de, no mínimo, 7 Mbps para ativar a melhoria.

Assim, a qualidade maior de imagem acaba sendo um dos diferenciais das operadoras que possuem contratos com a companhia de OTT. No Brasil, TIM (por meio do serviço FTTC Live TIM) e Net possuem contratos de CDN com a empresa. Entre os aparelhos suportados estão a Apple TV mais recente (de 2012 em diante), o PlayStation 3, Nintendo Wii U e o aplicativo do Netflix para Windows 8.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasHDsNetflixTecnologias sem fio

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC