Tecnologia

Netflix cria seu primeiro estúdio interno para desenvolver games

O novo braço da plataforma de streaming será comandado por Marko Lastikka, um experiente executivo com passagens pela Electronic Arts e Zynga

A diversificação da Netflix: guinada para os games começou em 2021 (SOPA Images/Getty Images)

A diversificação da Netflix: guinada para os games começou em 2021 (SOPA Images/Getty Images)

B

Bloomberg

Publicado em 27 de setembro de 2022 às 13h52.

Última atualização em 27 de setembro de 2022 às 14h17.

A Netflix está criando seu primeiro estúdio interno de videogames em um esforço para ser menos dependente de criadores terceiros e expandir suas ofertas de jogos.

O novo estúdio será baseado em Helsinque, na Finlândia, e dirigido por Marko Lastikka, de acordo com a Netflix. Lastikka passou mais de cinco anos na Zynga, onde trabalhou no FarmVille 3, e antes disso foi cofundador e produtor executivo do Tracktwenty da Electronic Arts, também na capital da Finlândia, de acordo com sua página no LinkedIn.

“Este é mais um passo em nossa visão de construir um estúdio de jogos de nível mundial que trará uma variedade de jogos originais deliciosos e profundamente envolventes – sem anúncios e sem compras no aplicativo – para nossas centenas de milhões de membros em todo o mundo”, disse Amir Rahimi, vice-presidente de estúdios de jogos da Netflix.

O novo estúdio de jogos será o quarto no geral da Netflix, depois que a empresa adquiriu outro estúdio com sede em Helsinque, Next Games, e o Boss Fight Entertainment, no início deste ano. A Netflix lançou o Night School Studio em setembro de 2021.

Atualmente, a Netflix possui 31 jogos para celular em seu catálogo, livres de anúncios e compras no aplicativo, mas disponíveis apenas para assinantes. A empresa planeja ter 50 jogos disponíveis até o final do ano. Isso inclui Stranger Things: Puzzle Games, desenvolvido pela Next Games, baseado na série de sucesso da plataforma e que em breve será exclusivo da Netflix.

A Netflix começou os esforços para expansão com videogames em 2021 como forma de diversificar suas ofertas de streaming com a desaceleração de seu crescimento. Contudo, pouco mais de um ano depois, menos de 1% dos 221 milhões de usuários da Netflix jogam na plataforma, de acordo com relatório da CNBC no mês passado, citando análise da Apptopia. A corrida para reforçar a divisão de jogos vem depois da empresa perder 970.000 assinantes no segundo trimestre.

O novo estúdio ainda não tem um cronograma para iniciar sua produção. “Ainda é cedo e temos muito mais trabalho a fazer para oferecer uma ótima experiência de jogos na Netflix”, disse Rahimi. “Esses quatro estúdios, cada um com diferentes pontos fortes e áreas de foco, desenvolverão jogos que atenderão aos diversos gostos de nossos membros.”

Acompanhe tudo sobre:Consoles para jogosJogosNetflixSmartphonesStreaming

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony