Tecnologia

Netflix, Amazon e Globoplay superam audiência da maioria dos canais de TV

Dados do Ibope mostram que streaming só fica atrás da Rede Globo

Stranger Things: Netflix foi uma das poucas empresas que cresceu apesar do novo coronavírus (Stranger Things/Reprodução)

Stranger Things: Netflix foi uma das poucas empresas que cresceu apesar do novo coronavírus (Stranger Things/Reprodução)

Tamires Vitorio

Tamires Vitorio

Publicado em 9 de julho de 2020 às 13h47.

Última atualização em 9 de julho de 2020 às 21h50.

As plataformas de streaming tiveram um crescimento intenso com a pandemia do novo coronavírus. Ao contrário de muitos setores, esse foi um dos poucos beneficiados pela covid-19 e, após bater a audiência da TV paga, o streaming ultrapassou também outros canais mais tradicionais da TV aberta, ficando atrás apenas da Rede Globo.

Segundo o Ibope, o consumo de aplicativos como a Netflix, o Amazon Prime Video, Globoplay, entre outros, ficou em 7,0 pontos e 15% de participação de mercado no Brasil.

A informação foi divulgada pelo colunista Ricardo Feltrin, do site UOL. Isso quer dizer que em junho, de 100 televisões no país, pelo menos 15 estavam conectadas a algum serviço de streaming.

Em comparação com a TV aberta, só a Globo ultrapassou a maratona de séries online. Com 15,0 pontos e 32,6% de participação de mercado, a emissora ainda é líder no setor televisivo.

O streaming na pandemia

O serviço cresceu em 20% de 9 e 23 de março, de acordo com a Conviva, consultoria americana especializada no mercado de vídeos.

Para 2020, a estimativa é que a pandemia acelere o crescimento da base de novos assinantes de serviços de streaming no mundo.

A consultoria Strategy Analytics prevê um total de 949 milhões de assinantes até o fim do ano, 5% mais do que a estimativa calculada antes do novo coronavírus. Em 2019, eram 805 milhões. Com isso o faturamento do mercado, que alcançou 24 bilhões de dólares no ano passado, também tende a acelerar.

No dia 16 de abril, as ações da Netflix atingiram seu maior valor da história, 439 dólares, o que fez a empresa superar o valor de mercado da Disney pela primeira vez. Como se vê, a Net­flix e os demais serviços de strea­­­ming podem sair da quarentena ainda mais fortes.

Acompanhe tudo sobre:Amazon Prime VideoAppsFilmesGloboplayNetflixSériesSéries americanasStreamingTV pagaTVs

Mais de Tecnologia

Como um hacker invadiu app usado pelo governo dos EUA para comunicações em 20 minutos

Por que os jogos estão ficando mais caros? Brasileiros terão de pagar mais de R$ 400 por lançamentos

China lidera em tecnologia de interface cérebro-computador com foco em reabilitação médica

Do sonho de Steve Jobs ao iPhone dobrável: Apple prepara virada até 2027