A NET já instalou mais de 500 pontos de acesso Wi-Fi em postes para que seus clientes se conectem à internet sem fio (Robo56 / Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 6 de julho de 2011 às 11h15.
São Paulo -- A operadora NET Serviços está, discretamente, expandindo sua atuação para fora da casa dos seus assinantes. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a empresa já iniciou a implantação de hotspots Wi-Fi ao longo de sua rede, em locais de grandes concentração de assinantes.
A conexão à internet via Wi-Fi já está disponível a todos os usuários do serviço de banda larga Vírtua. Basta se registrar na página de autenticação com o mesmo nome de usuário e senha utilizados para serviços no site da NET. Quem ainda não tem esse registro é orientado a como fazê-lo no próprio site de autenticação.
Só em São Paulo a NET já colocou mais de 500 hotspots. A tecnologia é simples: trata-se de um roteador Wi-Fi instalado no poste, junto com outros equipamentos da operadora, como amplificadores e filtros. A vantagem, para a NET é que esse equipamento é relativamente barato e, como fica na rua, pode ser instalado sem a autorização dos proprietários dos estabelecimentos que a NET pretende cobrir, como bares, restaurantes e lojas de grande movimento.
Além disso, ao ficar ligado diretamente na rede, ele pode oferecer boa capacidade de transmissão. A empresa está usando essa experência do Rio e São Paulo para levar o serviço a outras cidades. Por enquanto, não há planos de cobrar pela facilidade. A ideia é oferecer essa comodidade como um complemento para o cliente Vírtua sem custo adicional. Para o usuário, como a rede Wi-Fi tem sempre a mesma identificação e senha, é possível configurar apenas uma vez o computador, tablet ou smartphone e utilizá-lo em todos os hotspots.