Tecnologia

Net e Embratel pedem anuência para mudar controle da operadora de cabo

Maioria das ações ordinárias da empresa ainda está com as Organizações Globo, mas a transferência do controle está prevista desde 2004

A Embratel aguardava apenas a alteração na legislação, o que aconteceu com o advento da Lei 12.845/2011, que criou novas regras para o setor de TV paga (SXC)

A Embratel aguardava apenas a alteração na legislação, o que aconteceu com o advento da Lei 12.845/2011, que criou novas regras para o setor de TV paga (SXC)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2011 às 08h59.

São Paulo - A Embratel e a Net Serviços já solicitaram formalmente à Anatel a anuência prévia para que seja realizada a transferência de controle da operadora de TV a cabo à Embratel. Hoje, a maioria das ações ordinárias da empresa que controla a Net ainda está com as Organizações Globo, mas a transferência do controle está prevista desde 2004.

A Embratel aguardava apenas a alteração na legislação, o que aconteceu com o advento da Lei 12.845/2011, que criou novas regras para o setor de TV paga e abriu o mercado às empresas de capital estrangeiro. A Net e a Embratel se comprometem a migrarem as operações de TV por assinatura do grupo para o recém criado Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) quando ele estiver regulamentado.

Em termos do volume total de ações a serem transferidas, a diferença é mínima, já que a maior parte dos papeis da Net já pertence à Embratel.

A mesma coisa deverá ser feita com a renovação das concessões de TV a cabo que hoje são controladas pela Net Serviços e que vencem em dezembro, provavelmente antes do Regulamento do SeAC estar pronto. As empresas devem pedir a renovação das concessões (que incluem as principais operadoras da Net, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, entre outras) para não ficarem descobertas, mas com o compromisso de que haverá a migração para o SeAC assim que a regulamentação sair.

Compromisso da Oi

O mesmo vale para a Oi, que ao pedir a reestruturação societária do grupo e a consolidação de várias empresas intermediárias em sua cadeia de controle, também se comprometeu a migrar as suas outorgas de TV por assinatura nas modalidades cabo e DTH para o SeAC assim que a regulamentação estiver pronta. Esse compromisso foi aceito pela Anatel na semana passada, ao autorizar a migração da Oi.

Espera-se para os próximos dias um movimento semelhante da Telefônica no sentido de assumir o controle das operações de cabo da TVA em São Paulo, Curitiba e Florianópolis.

Acompanhe tudo sobre:EmbratelEmpresasEmpresas abertasEmpresas mexicanasNETServiçosTelecomunicaçõesTelevisãoTVTV a caboTV paga

Mais de Tecnologia

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas