EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h38.
A operadora de TV por assinatura Net fechou um acordo para comprar a concorrente Vivax. O negócio foi dividido em duas etapas e pode culminar com aquisição do controle pela Net, desde que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorize. A quitação do negócio pode envolver a troca de ações, o pagamento em dinheiro ou uma oferta pública de alienação dos papéis.
Na primeira etapa, a Net passará a deter uma fatia minoritária de 36,7% do capital da Vivax. As ações serão repassadas pela Horizon Telecom International (HTI), um fundo estrangeiro de private equity que mantém uma participação direta na Vivax igual a 14,6% do capital da empresa, e também participação indireta, por meio da Brasil TV a Cabo Participações (BTVC), que controla a Vivax. A HTI possui 22,1% da BTVC.
Os acionistas da Vivax receberão 0,5678 ação preferencial da Net para cada unit ofertada, composta por duas ações preferenciais e uma ordinária. Para cumprir esta fase, a Net emitirá 1,356 milhão de ações ordinárias e 23,010 milhões de preferenciais. No caso dos acionistas da Vivax e da BTVC, o pagamento será na forma de troca de ações. Para os minoritários da Net que decidirem exercer seu direito de preferência, o pagamento deverá ser feito em dinheiro.
Caso a Anatel autorize a operação de troca de controle, a Net iniciará a segunda fase, com o objetivo de assumir todo o capital da Vivax. Atualmente, a empresa é controlada pela BTVC, cujo maior acionista é Fernando Norbert. Uma das alternativas é a incorporação de todas as ações da Vivax ao capital da Net. Neste caso, a empresa se tornaria uma subsidiária integral. Outra opção é a venda, por Norbert, de todas as suas ações da Vivax, detidas indiretamente.
De acordo com a Net, a compra da Vivax ampliará sua base geográfica de atuação e trará uma forte complementação operacional e financeira, pois as duas empresas, hoje, só competem diretamente em Santos, no litoral paulista. Apenas para ilustrar os resultados da operação, se a Vivax já pertencesse integralmente à Net no final de junho, a empresa contaria com 8,4 milhões de domicílios atendidos por cabo (em vez dos 7,2 milhões atuais); 1,974 milhão de assinantes de TV, ante os reais 1,662 milhão; e registraria receita líquida de 1,060 bilhão de reais, frente ao efetivamente obtido - 905 milhões.