Tecnologia

Navio científico da Colômbia inicia primeira missão na Antártida

O primeiro navio científico colombiano a realizar pesquisas na Antártida zarpará nesta terça-feira para estudar temas relacionados às mudanças climáticas

antartida

antartida

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2014 às 17h13.

O primeiro navio científico colombiano a realizar pesquisas na Antártida zarpará nesta terça-feira para estudar temas relacionados às mudanças climáticas e à segurança marítima, informaram os encarregados da expedição.

A embarcação "ARC 20 de julho", que viajará com 20 cientistas de "diferentes instituições, universidades, da Marinha e ONGs ambientais", além de 67 tripulantes, buscará "obter informação necessária para 10 projetos de pesquisa relacionados às mudanças climáticas", disse à Rádio RCN o capitão Ricardo Morales, chefe científico do navio.

Segundo Morales, a travessia, que vai durar três meses, visa também a "construir uma carta náutica em cooperação com o Chile" porque "85% da Antártida não tem carta náutica".

Estudar as baleias do Pacífico, que chegam à costa do oeste da Colômbia, e as correntes marítimas, além da "qualidade ambiental das águas antárticas que são um termômetro das mudanças climáticas", constituem outras metas da expedição, disse Morales.

O oficial acrescentou que o "ARC 20 de julho", um navio militar de patrulha tipo OCV-80, foi adaptado para fins científicos, com um contêiner que funciona como laboratório e uma plataforma com equipamentos necessários para realizar estudos no mar.

 

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaINFO

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro