Tecnologia

Navegador brasileiro é mais veloz do que o Chrome no Android

Aplicativo gratuito carrega páginas na web mais rapidamente, apesar de ter o mesmo motor que o browser do Google

VC Browser: app gratuito carrega sites rapidamente na web (Reprodução/Play Store)

VC Browser: app gratuito carrega sites rapidamente na web (Reprodução/Play Store)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 7 de abril de 2016 às 11h38.

São Paulo – Se você usa o Chrome no seu smartphone Android, mas não está satisfeito com a sua performance, há um novo app que pode ser um bom substituto. Chamado VC Browser, o navegador chega agora aos smartphones com sistema móvel do Google e permite acessar sites poupando alguns segundos do seu tempo. 

O VC Browser foi criado pelo desenvolvedor Rafael Costa, um dos responsáveis pelo Mobobox, um app que permite identificar a operadora de cada contato na sua agenda no celular.  

Segundo Costa, a ideia é que o novo navegador seja usado pelas pessoas que têm smartphones de baixa capacidade ou que sejam mais antigos, uma vez que o app foi projetado para consumir pouca memória RAM – o que promete diminuir travamentos durante o uso. 

A escolha de lançar primeiramente o navegador para dispositivos com sistema Android, segundo Costa, tem relação com a grande quantidade de produtos com esse software no mercado brasileiro. Além disso, o desenvolvedor diz considerar o problema da lentidão do acesso a páginas web mais comum no Android do que no iOS. Porém, uma versão para iPhones está prevista ainda para o primeiro semestre deste ano. 

Para agilizar o acesso a diversos sites, Costa conta que o VC Browser, baseado na engine de código aberto Chromium – a mesma do Chrome –, é mais leve por não contar com suporte a extensões, como faz o navegador do Google. Há também uma otimização de sites, que o desenvolvedor começou a adaptar a partir de uma lista das páginas mais acessadas na web brasileira. Alguns exemplos são Facebook, UOL e Ask.fm. 

Em testes realizados por EXAME.com, o VC Browser se mostrou mais veloz do que o Chrome na maioria dos casos. Utilizando o mesmo smartphone e a mesma conexão de internet Wi-Fi, conseguimos os seguintes resultados: 

Sites Chrome VC Browser
EXAME.com 11s70ms 3s20ms
UOL 7s42ms 3s83
Veja.com 9s42ms 7s52ms
MdeMulher 11s54ms 5s37ms
Reuters 6s86ms 10s80ms
Facebook 3s92ms 3s16ms

Mais sites devem ser otimizados para tornar o navegador ainda mais veloz em breve. Outras novidades que devem chegar ao app até o início de maio são um modo de acesso a sites sem o carregamento de imagens e um bloqueador de anúncios. 

O modelo de monetização desse app, segundo seu criador, será parcerias com sites de grande audiência. A ideia é oferecer links rápidos para eles logo que você abrir um aba em branco. 

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidBrowsersIndústria eletroeletrônicaInternetSmartphones

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro